Núcleo de Educação a Distância promove reunião com coordenadores de polo

Os coordenadores dos polos de educação a distância, que tem convênio com a Unicentro, participaram de uma reunião, em Guarapuava, no último dia 9. O convite para a participação tinha dois objetivos principais. O primeiro e mais geral era buscar alinhar o trabalho, conquistando assim maior eficácia. O segundo ponto abordado, bastante específico, foi a apresentação das ações referentes ao Vestibular para o curso superior de Tecnologia em Gestão Pública.
Estiveram presentes na reunião mais de 30 coordenadores, além da equipe do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (Nead), como a professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, coordenadora do Nead. Também participou da atividade o coordenador de EAD da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Silvio Tadeu de Oliveira, já que a Universidade também ofertará, assim como a Unicentro, em parceria com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR), o curso de Tecnologia em Gestão Pública.
Durante a reunião, os coordenadores puderam avaliar e refletir sobre os índices de eficiência, ferramenta fundamental para manutenção dos polos e também receber as instruções necessárias para a realização do Vestibular EaD do curso superior em Tecnologia em Gestão Pública. Na oportunidade, o professor Cleverson Fernando Salache, coordenador do curso, apresentou quais os objetivos da oferta e o público ao qual ela se destina. Salache ressaltou, ainda, a importância do apoio dos coordenadores de polo para a efetivação e eficácia do curso.
A coordenadora do Nead enfatizou que o vestibular é a primeira ação da Universidade Virtual do Paraná, uma parceria que inclui as universidades estaduais do Paraná com o objetivo de atender a demandas específicas do Estado. O vestibular terá vagas destinadas a funcionários públicos estaduais e a comunidade em geral.

A coordenadora do Nead, Maria Aparecida Crissi Knuppel, orienta os coordenadores de polo (Foto: Nead Comunicação)

Lourdes Beatriz Vieira, coordenadora do polo de Curitiba, destacou o papel do polo e de seu coordenador em todo o processo formativo. “O coordenador é importante nesta relação com o aluno. Ele precisa falar com o estudante”, diz.
Já Edilson Carlos Balzan, coordenador do polo de Foz do Iguaçu e presidente interino do Fórum Nacional de Coordenadores de polos UAB, refletiu sobre a oferta de vagas do curso para um público determinado, visando a formação técnica. “ Em um cenário de fragilidade, é importante fortalecer e resgatar a qualidade do serviço público”.
“É muito importante para a população ter acesso ao curso na própria cidade, pois muitos alunos vão para cidades vizinhas para estudar. Ter acesso ali, na cidade, é imprescindível”, avaliou o coordenador do polo de Nova Tebas, Maicon Dias Hoboldt Meurer.
Para Silvio Tadeu de Oliveira, coordenador de EAD da UENP, a parceria e a oferta do curso para um público específico atenderá necessidades, dando inicio a um novo momento para a Educação a Distância no Estado. “Vem consolidar a EAD institucionalmente e consolidar a parceria entre as Universidades. Vamos fazer de tudo para que aconteça”,sentenciou.
Mais informações sobre o Vestibular você encontra no Manual do Candidato, disponível em http://www2.unicentro.br/vestibular/ead.