Simulação de acidente estimula reflexão sobre a relação entre embriaguez e imprudência no trânsito

Uma simulação de acidente de trânsito foi promovida próximo ao campus Santa Cruz, com o intuito de conscientizar as pessoas, principalmente os jovens, sobre os problemas relacionados à embriaguez e a imprudência no trânsito. A ação, realizada no último dia 23, foi uma iniciativa da Unicentro e contou com a parceria do recém-formado Conselho Permanente de Educação para o Trânsito (Cpet), da Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (Acig), e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.

O acidente simulado teve feridos e uma pessoa morte (Foto:Acioli Caldas)

Toda a ação ocorreu a poucos metros do Santa Cruz, em um dos horários de pico no tráfego de pedestres e de veículos, poucos minutos antes do início das aulas no período noturno. Por conta disso, durante a simulação, muitas pessoas passaram pelo local e se chocaram com a encenação, que contou com a atuação direta do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, e de estudantes de enfermagem da Unicentro, que interpretaram os mortos, feridos e os causadores do acidente.
“A imprudência ficou evidente nessa situação. Eu dirijo e é uma situação muito triste. É uma realidade que acontece no dia a dia constantemente. Ver como a moça está, morta, é muito triste”, comentou Carlos Gallo, que passava pelo local no momento do suposto acidente.
A situação foi totalmente planejada para servir como um modo de conscientização, principalmente entre os jovens, já que cerca de 70% dos acidentes de trânsito são causados e vitimizam pessoas na faixa etária entre 18 e 29 anos, sendo os principais agravantes a embriaguez e a imprudência. “Através de uma estatística no batalhão de trânsito de Guarapuava foi evidenciada que a maior causa de acidentes é a embriaguez”, comentou o representante do Conselho Permanente de Educação para o Trânsito, Marcos Henrique Adriano.

Ação educativa explorou as relações entre embriaguez e direção perigosa (Foto: Acioli Caldas)

“A gente tentou realizar próximo às faculdades justamente para atender o público mais jovem, os estudantes universitários, trazendo para eles os efeitos e as consequências de misturar a bebida e a condução”, reiterou a tenente Manfroi, policial militar responsável pelo Pelotão de Trânsito de Guarapuava.
Já para a vice-diretora do campus Santa Cruz, a ação foi muito importante justamente por tratar o tema de maneira educativa. Nesse sentido, a ação foi pensada para promover a reflexão sobre a relação da imprudência no trânsito e a embriaguez. “Nós acreditamos que a educação está em primeiro lugar no sentido de conscientizar essa juventude para toda a violência e a importância de não dirigir embriagado”, comentou a professora Christine Vargas Lima.
Quem passa diariamente pelo local ou trabalha nos arredores do local onde ocorreu a simulação, sabe que apesar da situação não ter sido real, há uma grande incidência de acidentes de trânsito ali, justamente pela falta de atenção dos motoristas e também a embriaguez. “Essa esquina aqui é bem difícil uma semana duas que não causa um acidente aqui. São bem imprudentes. Tem que abrir olho que bebida e volante não funciona, não dá certo”, comentou o comerciante Ederson da Silva.
Essa foi apenas uma das ações que o Conselho Permanente de Educação para o Trânsito pretende desenvolver ao longo do ano em Guarapuava. Outras, como distribuição de panfletos e atividades educativas já forma desenvolvidas, tendo como ponto de partida as discussões do Maio Amarelo em toda a cidade.