Pesquisadores da Unicentro têm artigos selecionados para publicação em livros internacionais

Três pesquisadores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) participarão de livros sobre Jornalismo de Guerra, que estão em processo de edição no exterior. Um deles é o professor Márcio Fernandes, do Departamento de Comunicação e do Mestrado em Letras. “Nós concorremos em chamadas públicas no exterior – uma delas de uma editora americana e outra na França – e acabamos sendo selecionados para o envio dos artigos em inglês”, contou.
As duas chamadas públicas receberam propostas de pesquisas, para publicação na forma de artigo, que versassem sobre o Jornalismo de Guerra. Segundo o professor Márcio, essa prática teve início na Europa, no século XIX, entre os anos de 1850 e 1852, durante a Guerra da Criméia. Já as duas propostas aceitas para publicação tratam Revolução Federalista.
“O que nós estamos investigando”, explicou o pesquisado, “são as relações entre o Jornalismo e a Literatura, especificamente na Revolução Federalista que é um conflito que atingiu o sul do Brasil e mesmo a capital da época, o Rio de Janeiro, a capital nacional, mas que surgiu no Uruguai e acabou na Argentina”. Uma das pesquisas é desenvolvida por Márcio em conjunto com a coordenadora do Mestrado em Letras, professor Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira, e com a recém mestre pelo mesmo programa e jornalista Scheyla Horst.
“Nós estamos trabalhando com cartas que foram produzidas durante o conflito, entre 1893 e 1985, trocadas por vários líderes militares e políticos. Esses documentos ficaram por mais de cem anos guardados, pouco mais de uma década atrás acabaram sendo publicados numa coletânea no Rio Grande do Sul. Então, nós estamos tentando mostrar como a presença, como o aquilo que a gente chama de literatura testemunhal é fundamental para termos uma memória, uma lembrança bastante detalhada, bastante rica deste conflito, que abalou o Brasil em determinado momento”, detalhou.
O artigo intitulado “Testemunhas da História: literatura e escrita jornalística nas memórias da Revolução Federalista 18(3 – 1895” será publicada na coletânea “Literary Journalism and the Latin American Wars: Revolutions, Retributions, Resignations”. O livro será publicado pela Université de Lorraine, da França. Já o segundo texto tem autoria compartilhada entre os professores Marcio Fernandes, da Unicentro, e Jorge Felz, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Intitulado “Guerras justas na América do Sul: discursos da Imprensa em zonas conflituosas de fronteira no século 19”, o artigo sairá na coletânea “Reporting from the Wars 1850 – 2015. The origins and evolution of the war correspondent”, pela Editora Vernon Press, dos Estados Unidos.