Unicentro disponibiliza para consulta acervo de Eurico Branco Ribeiro

Responsável por armazenar, restaurar e catalogar documentos históricos, o Centro de Documentação e Memória da Unicentro, o Cedoc, é uma referência para quem deseja entender um pouco mais da história da nossa cidade. Recentemente, o acervo aumentou. O motivo foi a doação de 22 caixas que reúnem documentos de Eurico Branco Ribeiro.

Os documentos estão disponíveis para consulta no Cedoc/Unicentro (Foto: Márcio Nei)

“Para a Universidade, é uma satisfação muito grande estar recebendo esse material. É um material riquíssimo, que vem complementar e completar todo o acervo que a Universidade mantém, que serve como fonte de pesquisa, fonte de estudo, fonte de conhecimento. Então, para nós, é uma satisfação muito grande”, reforçou, durante a cerimônia de doação, realizada no Campus Santa Cruz, o vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza.
Os documentos estavam armazenados na Casa da Cultura, mas não recebiam a manutenção necessária. Por isso, conta a diretora da Casa, Rosevera Bernardim, o município decidiu pela doação à Unicentro. Assim, ficarão bem preservados no Cedoc. “Aqui há a questão da climatização da sala e tudo. Então, por isso, que foi feito um pedido para o Conselho de Patrimônio Histórico para que esses documentos ficassem em poder aqui, da Universidade, para que se tivesse a garantia da preservação deles.

Arquivo foi repassado pelo município (Foto: Márcio Nei)

Além de representantes da Universidade e da Casa da Cultura, a cerimônia de doação contou com a participação do ex-prefeito de Guarapuava, Nilvaldo Passos Krüger. “O doutor Eurico é um guarapuavano, filho do ex-prefeito Arlindo Ribeiro, que se formou em medicina em São Paulo e que trabalhou durante um longo período fazendo pesquisas, as mais importantes que se possa imaginar. Ele foi, ao meu ver, o maior expoente cultural de Guarapuava”.
Agora, que fazem parte do acervo histórico da Unicentro, esses documentos serão restaurados e arquivados. Na sequência, segundo a diretora do Cedoc, professora Terezinha Saldanha, serão disponibilizados para consulta pública. “A medida que a gente tenha feito a higienização nós vamos disponibilizar para pesquisa”, confirmou.
A política de disponibilização para a consulta por toda a comunidade adotada pela Unicentro foi fator decisivo, relatou a secretária municipal de Educação, Doraci Senger Luy, para a decisão pela doação. “Estarmos oportunizando que as pessoas tenham acesso aquilo que nós temos muitas vezes de posse do município”.