Funcionário da Unicentro viaja ao Paraguai para mobilidade internacional

Oportunizar o conhecimento e convivência com outras culturas. Esse é o objetivo da mobilidade internacional universitária que proporciona o intercâmbio a diversos países. Na Unicentro uma das possibilidades é através da Rede Zicosur Universitário (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul ). A última dessas oportunidades foi vivenciada pelo diretor de Convênios e Captação de Recursos da Universidade, Adriano Machado. O agente universitário foi à Universidade Nacional de Canindeyú (Unican), no Paraguai, para conhecer a rotina administrativa da instituição e, principalmente, para ter contato com o processo de captação internacional de recursos feito por lá.
A Zicosur tem como objetivo fomentar viagens de estudantes, professores e, mais recentemente, de funcionários de instituições públicas de ensino à Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Paraguai. O intercâmbio para funcionários não é muito comum, o que torna a Unicentro uma das pioneiras nesta modalidade dentro da associação, conforme explicou o coordenador institucional da Rede Zicosur Universitário, professor Marcio Fernandes. “A Zicosur trabalha a quase dez anos, desde que ela foi fundada, com mobilidade tanto de alunos quanto de professores, e mais recentemente houve o pedido da mobilidade de funcionários. A Unicentro foi uma das primeiras dentre as 35 universidades afiliadas a Zicosur a conseguir efetivar uma mobilidade de agente administrativo”.
A mobilidade foi realizada após a abertura de um edital pelo Escritório de Relações Internacionais. Adriano foi selecionado para participar do intercâmbio e, entre os dias 27 e 31 de março, acompanhou a rotina da Universidade Nacional de Canindeyú, a Unican, do Paraguai. Objetivo da viagem foi promover a troca de experiência entre o trabalho desenvolvido no Brasil e que é feito no Paraguai. “A experiência foi muito positiva, muito embora uma semana é pouco tempo, mas foi uma semana intensa de atividades, pelo menos oito horas diárias na Universidade, visitando todos os setores para conhecer a Unican”, contou o funcionário da Unicentro.
Adriano revelou também que sentiu a responsabilidade de ser o primeiro nessa modalidade de intercâmbio. Para ele, esse foi mais um motivo para aproveitar tudo o que lhe foi oportunizado. “Eu fui, acredito, que com um peso maior, que eu mesmo me coloco, porque para que essa experiência seja positiva, é preciso que tenha bons relatos, para abrir as portas para que outros funcionários tenham essa oportunidade também, seja no Paraguai ou seja em outros países, seja na rede Zicosur ou em outros espaços”, completou.
No que depender da Zicosur, um novo edital deve ser aberto em breve para que outras pessoas possam também ter a oportunidade de um intercâmbio desse tipo. Além disso, a Unicentro deve receber no mês de agosto um agente da Unican, já que todas as universidade que enviam pessoas em mobilidade pela Rede devem receber também alguém que se encaixe nos mesmos padrões de área de atuação e função.
“No segundo semestre nós receberemos um funcionário da Unicam como contrapartida. A Zicosur ela trabalha assim – quando você envia alguém, você se compromete a receber alguém nas mesmas condições de logística, de tempo e campo do conhecimento”, descreve Marcio. “Temos também a expectativa e a esperança de que possamos, para o segundo semestre, minimamente, enviar mais um professor para alguma universidade afiliada, mais um aluno e também recebermos um docente e um estudante”, finalizou.