Aula inaugural do Sehla de Guarapuava abordou o papel das humanidades na sociedade

Para discutir e refletir sobre o papel das humanidades na sociedade, o Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes(Sehla), do campus Santa Cruz da Unicentro, recebeu os alunos, que integram os seis cursos do setor, com uma aula inaugural, que teve como temática “Humanidades na Contemporaneidade: Função e Destino”.
“Aquilo que une o Sehla é a ênfase nas Ciências Humanas. Existe uma afinidade temática porque esses cursos se interessam pela questão do homem, se fazem na sociedade e, portanto, a reflexão sobre a crise nas humanidades que vivemos hoje pode interessar aos alunos desses cursos”, explica o chefe do departamento de Filosofia, professor Ernesto Giusti, que também foi o palestrante convidado.
A aula inaugural foi realizada em dois horários, pela manhã e a noite, no auditório Franciso Contini da Unicentro, de maneira que todos os alunos dos cursos que fazem parte do Setor pudessem participar. “É bom para receber os calouros porque já integra eles no Setor, que é o das Ciências Humanas e, também, porque discutir o papel das humanidades na sociedade é importante. A partir da Filosofia, da História, da Antropologia, nós podemos construir nosso senso crítico, e isso é importante em todas as áreas”, comenta Lucas Silva, acadêmico de História.
Segundo o diretor em exercício do Sehla, professor Adnílson José da Silva, o objetivo foi chamar a atenção dos alunos para questões referentes aos fundamentos dos seus próprios cursos e, sobretudo, para assuntos que são candentes no atual momento político e educacional. “Pode-se dizer que existe uma crise e pode-se dizer que essa crise afeta todos os setores, e as humanidades também são afetadas por consequência. Entretanto, as humanidades têm, também, responsabilidade e condições de apontar saídas para a crise”, afirma Adnílson.