Oferta do campus regional de Pitanga de Administração também é nota 4

O curso de Administração, no campus regional de Pitanga, da Unicentro recebeu conceito 4 no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), realizado, a cada três anos, pelos estudantes dos últimos anos dos cursos de graduação. Em 2015, fizeram a prova os alunos dos bacharelados em Ciências Humanas e em Ciências Sociais Aplicadas. Na Unicentro, foram avaliados oito cursos e dezesseis ofertas. Um deles foi o de Administração, do Campus Avançado de Pitanga que obteve, no Enade, nota quatro.
O chefe de Departamento de Administração, professor Ari Schwans, afirma que não há diferenciação entre os campi e que, por isso, a qualidade das ofertas é similarl. “Embora estejam no campus avançado, a qualidade do ensino, a qualidade dos professores que estão disponíveis para esses campi é igual a qualquer outro campus, e o trabalho é desenvolvido sempre com a maior competência possível. Os alunos também dão retorno suficiente para que isso consiga efetivar o ensino. E isso trouxe essa nota boa para o nosso curso do campus avançado de Pitanga”.
Durante o curso, os alunos não desenvolvem apenas a teoria e a pesquisa, uma parte importante da formação é voltada para a prática, que permite aos acadêmicos a aplicação do conteúdo aprendido em situações do cotidiano. Além disso, apresentar as oportunidades relativas à realidade dos acadêmicos de Pitanga é uma das preocupações principais dos professores.
“Nós utilizamos uma metodologia de visitas técnicas e atividades simuladas em sala de aula para aproximar o aluno da prática, buscamos materiais, dinâmicas, exercícios, que tenham uma relação com o cotidiano das empresas. Além disso, essa a aplicação prática, ao final do curso, no quarto ano, é efetivada com as atividades de estágio, com a ida deles para o dia a dia das organizações, cumprindo oito horas de estágio semanais nas empresas”, comenta o professor Cleber Trindade Barbosa, que faz parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Administração.
Oportunidades que a Franciele Iurkiv, que está no terceiro ano da graduação, está aproveitando. Ela afirma que a área de trabalho do administrador é ampla e que as possibilidades são infinitas. A acadêmica destaca ainda que a nota do curso no Enade é um trabalho conjunto de alunos e professores. “Os professores conseguem ministrar as aulas de maneira eficiente e eles repassam os conteúdos que eles utilizam na sala de aula, eles estão sempre dispostos a esclarecer dúvidas e a auxiliar”, comenta a estudante.
Para o professor Cleber, a nota alcançada pelo campus regional é reflexo de um trabalho contínuo realizado pelo Departamento, que busca sempre a qualificação dos professores. “Isso melhora e gabarita a marca do curso de Administração da Unicentro. Além disso, é fruto e reflexo de algumas ações que vem sendo implementadas pelo Departamento ao longo do tempo, que é a melhoria da qualificação dos professores, contratação de professores que tenham esse perfil de trazer a prática para os alunos, a vivencia das empresas, sem perder de vista a importância das teorias da Administração em todas as suas áreas”, finaliza Cleber.