
Prorrogadas as inscrições para a Operação Serra do Cachimbo, do Projeto Rondon
A Unicentro, nos últimos anos, tem consolidado seu perfil extensionista e entre suas ações está a aprovação dos projetos submetidos aos Editais do Projeto Rondon, lançados pelo Ministério da Defesa, de 2009 para cá. Para a Operação Serra do Cachimbo, que será realizado entre os meses de junho e julho desse ano não foi diferente. A Universidade conseguiu a aprovação de um projeto institucional, que tem os professores Anderson Costa (Nead) e Jésica de Castro (Decic) como coordenadores.
“Participar do Projeto Rondon é uma experiência única. É uma oportunidade rara de uma troca de experiências profunda com uma comunidade em circunstâncias sociais muito difíceis. É uma chance para o aluno desenvolver e ampliar sua formação humana e cidadã, ao mesmo tempo em que contribui com uma comunidade carente”, defendeu o professor Anderson.

Atividade desenvolvida por equipe da Unicentro no Rondon de 2009 (Foto: Arquivo)
E para que mais estudantes tenham essa oportunidade, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) prorrogou o prazo de inscrições para os interessados em participar da Operação Serra do Cachimbo, do Projeto Rondon. Agora, estudantes de todos os cursos de graduação da Unicentro, matriculados nos terceiros ou quartos anos, podem se inscrever em qualquer um dos protocolos da Instituição. Para isso, devem apensar ao processo um breve currículo com os dados de contato; uma carta de intenções, apresentando os interesses motivadores para a participação; e uma proposta de Oficina.
“Sobre a proposta da Oficina”, explicou Jéssica, “o que esperamos é uma descrição simples da atividade, em que o acadêmico deve apresentar o conceito e o objetivo da oficina. Podem ser sugeridas ações para professores, alunos, pais e mães, funcionários da escola, e mesmo para a comunidade em geral”.

Equipe que participou do Rondon em 2011 (Foto: Arquivo)
O professor Anderson completou que o foco das atividades não é assistencialista, e sim de capacitação. “O objetivo do Projeto Rondon é formar multiplicadores desses conhecimentos, mesmo que, eventualmente, as atividades do projeto contemplem ações de atendimento a população”.
A participação da Unicentro na Operação Serra do Cachimbo se dará nas duas últimas semanas do mês de julho, no município de Altamira, no Pará, e contará com uma equipe formada por oito estudantes de graduação, além dos dois coordenadores da proposta.