Bacharelado em Turismo da Unicentro é o melhor do Paraná

Na recepção aos calouros 2017, todas as turmas de Turismo comemoraram a conquista do curso

O curso de Turismo, do campus Irati da Unicentro, comemora o primeiro lugar entre os cursos de bacharelado do Paraná, segundo índices do Ministério da Educação (MEC), obtendo nota quatro no Conceito Preliminar de Curso (CPC). O chefe do Departamento, Diogo Lüders Fernandes, lembra que há alguns anos o curso vem figurando entre os melhores do estado. “Ficamos bastante satisfeitos que, na classificação geral, nós ficamos em segundo no estado do Paraná, mas em primeiro entre os bacharelados das universidades que foram avaliadas. Representa, na verdade, a concretização de um trabalho que vem sendo feito há anos, aqui no curso de Turismo, com dedicação à pesquisa, à iniciação científica, à extensão, ao ensino, principalmente, e à integração entre os professores e os alunos”, destaca.

Saídas a campo são fundamentais na formação dos alunos

Segundo a professora Poliana Fabiúla Cardoso, o curso vem trabalhando com base nos três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Para ela, o resultado do CPC é fruto do trabalho consistente que todo o corpo docente vem desenvolvendo, mas também do empenho dos alunos. “Temos alunos muito engajados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão e também trabalhamos com técnicas de ensino que o Ministério da Educação considera como inovadoras. Incentivamos, fortemente, a internacionalização, realizamos muitas atividades de campo, inclusive em estabelecimentos ou tipos de negócio que não têm em Irati. Essa é uma fórmula que funcionou e espero que continue funcionando e que, cada vez mais, o mercado possa absorver com mais ânimo os profissionais que saem do curso de Turismo da Unicentro”, salienta Poliana.

Através de um projeto de extensão do curso, visitantes podem conhecer mais sobre a história e estrutura do campus

Inserção dos formados pelo curso no mercado de trabalho que é acompanhada, como lembra o chefe do Departamento, por pesquisa desenvolvida pela professora Elieti Goveia. O objetivo é observar a atuação no mercado de trabalho. “Os nossos egresso têm uma boa aceitação no mercado. Aqueles que buscam um trabalho na área, principalmente fora da região de Irati, são bem aceitos, tem encontrado emprego e tem se mantido bem. Aqui na nossa região, apenas em uma empresa do setor para exemplificar, temos três acadêmicos formados que estão trabalhando lá, fora aquelas que os próprios acadêmicos estão abrindo para poder expandir um pouco mais os empreendimentos turísticos na nossa região e no Paraná”, observa Diogo.

Professores do Departamento de Turismo com o reitor Luis Ferrufino Terceros, da Universidad Autonoma Tomás Frías (UATF), da Bolívia

O egresso do curso de Turismo, Ridek Antonio dos Santos está atuando como bolsista dentro de um projeto de extensão desenvolvido em Prudentópolis. Para ele, o resultado do CPC confirma a qualidade do curso. “O curso de Turismo aqui da Unicentro é excelente e abre muitas portas. É um trabalho multidisciplinar que abrange conceitos de empreendedorismo, histórico de patrimônio, de turismo, hotelaria, desenvolvimento e organização de eventos, marketing do Turismo e inclusão à pesquisa. Tenho muitos colegas que saíram daqui e, diretamente, ingressaram em mestrados e, possivelmente, querem seguir a carreira acadêmica. Outros estão em MBAs, ou já estão trabalhando no meio da hotelaria, organização de eventos. Não apenas para mim, mas como para os meus colegas que ainda tenho contato foi um curso muito bom”, conclui Ridek.