Ciências Contábeis é conceito 4 no CPC (Conceito Preliminar de Curso)

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos acadêmicos concluintes dos cursos de graduação no Brasil. A prova é obrigatória e testa as habilidades e competências adquiridas pelos estudantes durante a formação universitária. Nesse ano, foram divulgados os resultados das avaliações realizadas em novembro de 2015, quando foram examinados os bacharelados das áreas de Sociais Aplicadas e de Humanas. Na ocasião, a Unicentro teve oito cursos e dezesseis ofertas avaliadas: Administração (Guarapuava, Irati, Pitanga, Chopinzinho e Prudentópolis); Ciências Contábeis (Guarapuava, Irati, Pudentópolis e Chopinzinho); Ciências Econômicas (Guarapuava); Jornalismo (Guarapuava); Psicologia (Irati); Publicidade e Propaganda (Guarapuava); Secretariado Executivo (Guarapuava e Laranjeiras do Sul); e Turismo (Irati).
Além do Enade, outros dois índices – o CPC (Conceito Preliminar de Curso) e o IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição)- fazem parte dos chamados Indicadores de Qualidade da Educação Superior no Brasil, medidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A Unicentro ganhou destaque na avaliação com diversos cursos recebendo conceitos considerados de excelência. Um deles foi o bacharelado em Ciências Contábeis, ofertado no campus Santa Cruz, que recebeu nota 4, num patamar avaliativo que vai de 1 a 5, sendo 5 o conceito máximo.
O resultado, avalia a professora Rita de Cássia Fonseca, chefe de Departamento de Ciências Contábeis, “se deve tanto ao comprometimento dos alunos quanto dos professores do curso. Os nossos docentes são dedicados e trabalham no sentido da excelência do curso. Outro fator também que pode ser considerado é a qualificação desses professores. Hoje, no Departamento, todos são mestres e alguns doutores. Outra questão é o desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e ensino pelos docentes envolvendo nossos estudantes. Isso é um incentivo para os alunos”.
Douglas Rodrigues está no terceiro ano do curso de Contábeis. Para ele, a oferta de diferentes oportunidades durante o curso abre um leque amplo de formação profissional. “Ser aluno do curso de Ciências Contábeis da Unicentro é muito bom. O curso, realmente, é de muita qualidade. Os projetos de extensão e de iniciação científica dão oportunidades para nós, alunos. E ser classificado com nota 4 é uma coisa realista porque o curso é muito bom, faz a gente estar ciente das várias áreas que um contador pode atuar – auditoria, fiscal, custos, tributária, na parte da docência também se acaso você queira seguir a carreira de professor”, comenta o estudante.
O resultado também foi comemorado pelos professores do Núcleo Docente Estruturante do curso. “Esses resultados são a soma do trabalho dos professores e do empenho dos acadêmicos. A gente recebe com bons olhos esse resultado”, afirma a professora Luci Longo. Segundo a professora Rita, receber a notícia de uma avaliação tão boa no Enade foi um ganho tanto para o curso, quanto para a Universidade. “A gente ficou muito feliz com isso, os alunos também participam dessa festa com a gente, porque é uma excelente nota para o nosso curso. Como é uma avaliação nacional e a gente ficou muito bem colocado, nós ganhamos visibilidade”.

Entenda as avaliações da Educação Superior brasileira
São três os Indicadores de Qualidade da Educação Superior: Conceito Enade (CE); Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Eles mantêm relação direta com o Ciclo Avaliativo do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e, portanto, são avaliados segundo as áreas de avaliação vinculadas a um dos três ciclos. Em 2014/2015, foram avaliados os bacharelados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins e os Eixos Tecnológicos em Gestão e Negócios, Apoio Escolar,
O Conceito Enade (CE) é um indicador de qualidade calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no Enade. O indicador é resultante da média ponderada da nota padronizada dos concluintes na prova de Formação Geral (10 questões, sendo 8 objetivas e duas discursivas, comum para todas as áreas avaliadas) e na Conhecimento Específico (30 questões, sendo 27 objetivas e três discursivas). Em 2015; 3,4% dos concluintes que fizeram o Enade obtiveram o conceito 1; 26,9%, o conceito 2; 42,7%, o conceito 3; 18,8%, o conceito 4 e 5%, o conceito 5.
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que agrega diferentes variáveis: resultados da avaliação de desempenho de estudantes, ou seja, o Conceito Enade; titulação e regime de trabalho do corpo docente; percepções dos estudantes sobre a organização didático-pedagógica, infraestrutura e as oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional. O indicador é calculado somente para cursos com, no mínimo, dois concluintes participantes no Enade. Em 2015; 0,3% dos cursos obtiveram conceito 1; 11%, conceito 2; 57,7%, conceito 3; 26,5%, conceito 4 e 1,1%, o conceito 5.
O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é calculado por IES e considera a média dos CPC dos cursos avaliados da instituição, no triênio de referência, ponderada pelo número de matrículas, além da média dos conceitos da avaliação trienal da Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderada pelo número de matrículas. Para instituições sem programas de pós-graduação stricto sensu avaliados pela Capes, o IGC é a média ponderada dos CPC de seus cursos de graduação. Em 2015; 0,4% das IES obtiveram conceito 1; 4%, conceito 2; 67%, conceito 3; 16,6%, conceito 4 e 1,1 conceito 5.
A Universidade Estadual do Centro-Oeste, segundo o IGC (Índice Geral de Cursos), é a 37. melhor instituição de ensino superior brasileira. Entre as universidades públicas do país, ocupa a 33. colocação e é a décima se forem contadas apenas as públicas dos três estados da região sul. O ranking também a coloca como a 8. melhor universidade estadual brasileira e a quarta melhor entre as estaduais do sul do Brasil.

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