Diretoria de Avaliação Institucional disponibiliza questionário de acompanhamento de egressos

A Unicentro implementou, em 2016, um projeto piloto de avaliação institucional que tem na participação dos egressos um de seus indicadores. Dando continuidade ao programa, a Universidade deu início a fase de acompanhamento desses ex-alunos. Agora, participam do processo avaliativo os acadêmicos formados em Ciência da Computação; Engenharia de Alimentos; Engenharia Ambiental; Engenharia Florestal; Educação Física; Física; Filosofia; Geografia; História; Letras Português, Inglês e Espanhol; Matemática; Pedagogia e Química.

O Programa Permanente de Avaliação Institucional contempla os mesmos cursos que, em 2017, realizaram o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e o Ciclo Avaliativo – a exceção são os cursos de Matemática Aplicada e Computacional e Ciências Biológica, que são cursos novos e ainda não têm nenhuma turma concluída.

A fase de acompanhamento de egressos teve início no mês de outubro, quando os questionários foram encaminhados via e-mail para os ex-alunos. De acordo com Angelo Marafon, diretor de Avaliação Institucional da Unicentro, são 24 questões dividida em três grupos. “O primeiro é socioeconômico; o segundo é sobre mercado de trabalho e o terceiro de pertencimento, ou seja, quanto a Unicentro mudou a vida dele e o quanto ele se sente acolhido pela Universidade”, conta.

Essa é a primeira aplicação regular da pesquisa desde a edição piloto. A Diretoria de Avaliação Institucional está otimista com os resultados iniciais. “O feedback está sendo bom, nós estamos acompanhando as respostas e isso nos dá uma garantia de atingimento dessas pessoas. Esse ano, a gente está trabalhando para ver se consegue atingir 30% de participação, que é um índice absurdo, é alto mesmo”, ressalta Angelo.

Ainda segundo o Diretor de Avaliação Institucional, a meta é criar uma cultura avaliativa na Unicentro. “A gente tem receio de avaliar e ser avaliado, e nós temos que tirar essa cultura da cabeça. A avaliação, ela vem como suporte de planejamento dentro de uma Universidade, não pode ser pensada diferente”, avalia.

Os resultados devem ser compilados em fevereiro, tendo em vista que os acadêmicos têm até o fim de janeiro para responder aos questionários. Posteriormente os dados serão analisados e retornam para os departamentos em forma de relatórios, que também estarão disponíveis para consulta na página da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), no site da Unicentro.