Ciclo da vida foi tema principal da Semana de Integração de Enfermagem

Discutir o cuidado de Enfermagem no ciclo vital, com seus desafios e perspectivas foi o objetivo da Semana de Integração de Enfermagem. Neste ano, de acordo com a professora Evani Marques, coordenadora do evento, o foco dos trabalhos esteve voltado para a atuação do enfermeiro na Atenção da Saúde do Ciclo Vital. “O objetivo do evento foi fazer a integralização e um aprofundamento do conhecimento na Enfermagem e no ciclo vital, que começa na criança, depois o adolescente, o adulto e o idoso. É a saúde que envolve todo o ciclo da vida”, disse.
Com aproximadamente 150 inscritos, entre professores, acadêmicos e profissionais da área de Enfermagem, a programação do evento contou com palestras, oficinas e minicursos que abordaram questões como Saúde do Idoso, Saúde da Criança e Saúde Mental. Na abertura, os participantes puderam conferir a palestra “O cuidado do idoso: desafios e perspectivas”, proferida pela professora Cibely Aline Siqueira, da Universidade Federal de Sobral. “Trouxemos um pouco das políticas públicas voltadas ao idoso como o grande desafio deste tempo, especialmente para a população em processo de envelhecimento, que é a população que mais cresce hoje no mundo e no Brasil. Também trouxemos assuntos como a perspectiva e os grandes avanços que nós vamos percebendo na estratégia de saúde família, nas iniciativas com equipe multiprofissional. Essa discussão avança dentro da perspectiva de perceber que é impossível fazer um cuidado integral sem integralizar as profissões”, explicou Cibely.
Georgia Garcia, acadêmica do quarto ano de Enfermagem, participou da Semana de Estudos. Para ela, além de compartilhar conhecimentos e experiências com colegas e professores, o evento também proporciona uma nova visão da profissão. ”Você acaba vendo em quais áreas o enfermeiro pode atuar. Então, isso é muito bom porque você acaba entrando com pensamento, às vezes, muito fechado, de que enfermeiro só pode trabalhar no hospital, e quando você está nessas semanas você acaba vendo, até pelas palestras, outras áreas que às vezes a gente nem sabia que o enfermeiro podia atuar”, disse.
Para a coordenadora do evento, professora Evani, trazer novas discussões sobre o tema ciclo vital é importante para fazer com que os alunos tenham uma nova perspectiva sobre a saúde, tendo como principal preocupação a qualidade de vida da população. “Eles aprofundam o conhecimento que eles têm dentro de sala de aula. Atualizam os temas e aprofundam conhecimento porque o conhecimento não se dá só dentro de sala de aula. É uma oportunidade que eles têm de dentro da temática do evento, por isso que o temá é desafios e perspectivas, que é para ampliar esse conhecimento”, destacou.