Semana debate “Desafios Sociais, Políticos e Ambientais da Geografia”

Palestra de abertura falou sobre Educação e escola (Foto: Marina Lukavy)

Conferências, mesas redondas, apresentações de trabalhos e oficinas estiveram na programação da XII Semana de Geografia do campus Irati da Unicentro. Nesta edição, a Semana trouxe como tema central os desafios da Geografia frente a crise mundial contemporânea e suas repercussões e singularidades no Brasil.
O coordenador da Semana, professor Marcelo Barreto destaca que o tema “Desafios Sociais, Políticos e Ambientais da Geografia”, é atual, pois vivemos um momento de crise na sociedade em várias escalas, e a Geografia é uma ciência que é chamada muitas vezes para opinar sobre esses momentos de crise.
“Na atualidade ou em épocas passadas, se observarmos na História, a Geografia sempre esteve presente, tanto a parte física, quanto a parte humana. Os profissionais da Geografia, sempre estiveram presentes no cenário econômico e político para dar suas opiniões a respeito dos estudos que vêm realizando para apontar algumas direções que a sociedade pode seguir futuramente”, afirma.

Marcelo Barreto foi o coordenador da Semana (Foto: Marina Lukavy)

Para definir a programação e a temática a serem trabalhadas durante a Semana, Marcelo lembra que foram realizadas reuniões com professores e alunos do Departamento de Geografia do campus. Além das oficinas e apresentações de trabalho, a Semana trouxe, na abertura, uma palestra envolvendo debates atuais sobre a Educação e a escola. Também, uma mesa redonda pautada pelas mudanças climáticas globais e uma roda de conversa sobre movimentos sociais.
“Foi uma roda de conversa que envolveu alunos, professores e representantes de movimentos sociais tanto de Curitiba, quanto da região Centro-sul do Paraná, que discutiram a questão do campo, da cidade e da universidade. Também pensamos durante os nossos debates para definir as mesas, que está latente hoje a discussão sobre a universidade e o papel dela na nossa sociedade, no contexto nacional e regional”, explica o professor.
Marcelo acrescenta que a proposta da Semana foi suscitar o debate não só para os alunos do curso de Geografia, mas envolver toda a comunidade numa troca de informações e experiências. “São temas muito atuais que envolvem a sociedade, a economia, a política. E o nosso objetivo é contribuir para que as pessoas tenham um pouco mais de clarividência através do estudo, através das discussões que se promovem e formar opiniões sobre os eventos que vêm acontecendo nos últimos dias”, conclui o professor.