FNDE deve liberar, na próxima semana, recursos para retomada das obras da Biblioteca de Irati
O reitor da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), professor Aldo Nelson Bona, esteve, esse semana, no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Acompanhado do deputado federal Sandro Alex, ele buscou garantir o pagamento pendente de três emendas parlamentares apresentadas pelo deputado. Elas são destinadas a construção de três prédios no campus de Irati – a nova Biblioteca, que teve as obras paradas devido ao não pagamento; o Cedoc 2 (Centro de Documentação) e um bloco administrativo, ainda não iniciados.
“Fomos até lá porque nós estamos com as pendências de pagamentos dessas emendas, que já empenhadas, já estão conveniadas. Para isso, nós passamos a manhã toda de terça-feira (13) com a equipe da Diretoria de Pagamentos do FNDE, consultando o sistema, buscando os processos, na tentativa de garantir esses pagamentos”, conto Aldo. Ele esclareceu também que a visita do Fundo foi motivada a partir de informações recebidas por Sandro Alex na Casa Civil. “O deputado esteve na Casa Civil pedindo a liberação do recurso para o FNDE para que o Fundo pagasse a Unicentro. A informação da Casa Civil foi de que se a Diretoria de Pagamentos do FNDE priorizasse esse pagamento a Casa Civil liberaria, já que estava liberando uma cota financeira para o Fundo e esse pagamento deve sair na semana que vem. Então, nós estivemos lá para nos certificar de que os pagamentos estão programados”.
Sobre a Biblioteca do campus de Irati, a informação recebida no FNDE é que a segunda parcela da emenda será creditada na próxima semana. Se o pagamento de confirmar, a empreiteira responsável pela obra receberá R$ 270 mil atrasados e retomará a execução das obras que foram suspensas em virtude do não recebimento. Além disso, o FNDE também garantiu que na semana que vem será liberada a primeira parcela da emenda referente à construção da ampliação do prédio do Centro de Documentação, também de Irati, conhecida por Cedoc 2. O projeto também tem recursos destinados por emenda parlamentar do deputado Sandro Alex, no valor total de R$ 500 mil.
“Está também em fase de pagamento, mas não conseguimos ter a certeza hoje que está na programação da semana que vem, a primeira parcela de uma terceira emenda, no valor de um milhão de reais, que é para a construção de um bloco administrativo”, completou Aldo.
Apesar das respostas positivas recebidas no FNDE, o reitor da Unicentro prefere esperar o desenrolar dos dias para ver se as informações de confirmarão. “Vamos aguardar. Na verdade, é a terceira vez que isso acontece, a gente sai de lá com a perspectiva do pagamento e até agora não aconteceu. Quero crer que dessa vez deva acontecer porque houve, inclusive, determinação do presidente do FNDE para que essas emendas do deputados Sandro Alex sejam pagas”.