Interação academia-mercado é tônica da Semana Acadêmica de Nutrição

Semana Acadêmica de Nutrição reúniu, além de estudantes, profissionais da área (Foto: Márcio Nei)

O conhecimento, seja na sua produção ou compartilhamento, é o que move a vida acadêmica. É ele, por exemplo, que motiva os Departamentos Pedagógicos, através de seus professores e alunos, a promover espaços de debates e discussões para além da sala de aula, como é o caso das Semanas Acadêmicas. Uma das realizadas mais recentemente na Unicentro foi a promovida pelo curso de Nutrição.
As atividades, segundo a coordenadora do evento, professora Adriana Masiero, foram organizadas a partir de temas propostos pelos alunos. “As palestras e oficinas são focadas naquelas áreas que os estudantes se interessam mais ou que eles acham que o conteúdo trabalhado em sala de aula não é suficiente. Buscamos por temas mais abrangentes, e muitas vezes, voltados para o momento, o que está em alta na mídia, o que está mais em destaque nas pesquisas. Então, o objetivo é levar esse conhecimento para nossos acadêmicos”.
Com esse objetivo, a Semana Acadêmica de Nutrição de 2016 privilegiou os relatos de experiência prática, em atendimentos clínicos, por profissionais da área. “Nós tivemos vários convidados – nutricionistas, educadores físicos, farmacêuticos, engenheiros de alimentos, psicólogos. Envolvemos esses profissionais visando aperfeiçoar o conteúdo que nossos alunos vêem em sala de aula”, detalhou Adriana.

A coordenação geral da Semana de Nutrição ficou a cargo da professora Adriana Masiero (Foto: Márcio Nei)

A nutricionista Aline Jabur foi uma das palestrantes da Semana Acadêmica de Nutrição. Para ela, a troca de informações entre profissionais e comunidade acadêmica é muito importante. “Trazer o que a gente vê na prática clínica, no nosso dia a dia, para a parte acadêmica, onde eles estão estudando, estão aprendendo, é muito gratificante e traz muito conhecimento, tanto para mim quanto para eles também”.
Além das palestras, os alunos também tiveram a oportunidade de expor os trabalhos realizados ao longo do ano. “É muito bom para nós, estudantes, porque é o momento que a gente consegue expor os trabalhos e, também, tem facilitada a interação com os estudantes dos outros anos do curso. É, ainda, uma forma de entender melhor essa questão da extensão e da pesquisa”, contou Giulia Sanchez, que é a aluna do segundo ano de Nutrição.
Para a professora Adriana Masiero, os eventos acadêmicos despertam nos alunos o interesse pela busca de novos conhecimentos, além de contribuir para a ampliação das redes de contatos dos profissionais em formação. “As semanas acadêmicas permitem esse contato de alunos, professores e profissionais de outras instituições. Isso é muito rico e isso faz com que desperte neles interesses antes ainda não descobertos. E para nós, professores, a gente acaba fazendo também esse contato com outras universidades, levamos o nome da Unicentro para outras instituições. Os eventos acadêmicos tem uma abrangência muito grande em todos esses sentidos”.