Selecionadas já organizam mudança na Moradia Estudantil da Unicentro

Quando passou no vestibular, Tamara Alves não imaginava que as dificuldades de estudar em outra cidade seriam, também, financeiras. Ela veio de Minas Gerais para cursar Letras Inglês na Unicentro. Mas, as despesas com aluguel, alimentação e outros gastos domésticos quase foram motivos para que a acadêmica desistisse do curso. “Eu já estava pensando em voltar pra casa. A situação estava bem apertada porque eu só tenho o dinheiro da minha bolsa e a minha família não estava podendo ficar enviando dinheiro para mim”, contou.

Primeira Moradia Estudantil fica a uma quadra do campus Cedeteg (Foto: Fagner Busmayer)

Primeira Moradia Estudantil da Unicentro fica a uma quadra do campus Cedeteg (Foto: Fagner Busmayer)

O Projeto “Moradia Estudantil Unicentro: fortalecendo a democratização do ensino superior público” foi, para Tamara e outras quatro acadêmicas, uma boa ajuda para que todas pudessem permanecer em Guarapuava e continuar a formação universitária. O edital com o resultado do processo de seleção para a moradia estudantil 2016 foi divulgado na última semana, mas, mesmo após ampla divulgação e ampliações no prazo de inscrição ainda sobraram metade das vagas para a moradia estudantil. “Abrimos dois editais, um edital que era só para o campus Cedeteg e, depois, outro edital que era geral para a universidade”, explicou o coordenador do Setor de Assistência Estudantil da Unicentro, professor Marcos Pelegrina.
A casa universitária tem capacidade para abrigar dez estudantes. Nessa primeira seleção, apenas cinco vagas foram preenchidas. Alguns espaços ficarão vazios até que um novo edital seja aberto. “Seguiremos os mesmos critérios socioeconômicos para preencher o restante das vagas”, contou Pelegrina.
Parte da mobília já foi adquirida, mas, para garantir o conforto das acadêmicas que já estão de mudança, a comunidade pode colaborar com doações de tapetes, cortinas e outros utensílios do dia a dia. Para Tamara, as expectativas para a nova casa são positivas. “Eu fiquei muito feliz, agora vai ser bem mais tranquilo pra estudar”, comemorou.