Guia do Estudante concede quatro estrelas para curso de Agronomia da Unicentro
O curso de Agronomia do campus Cedeteg foi avaliado com quatro estrelas pela edição 2016 Guia do Estudante, da editora Abril. O Guia é uma ferramenta importante de referência para os alunos que pretendem prestar vestibular no Brasil todo, sendo utilizado para consultar quais são as melhores instituições de ensino superior do país.
Um dos diferenciais do curso, segundo o chefe do Departamento de Agronomia, professor Sidnei Jadoski, é atender as demandas exigidas pelo mercado de trabalho. “Guarapuava é um local inserido, em parte, em uma agricultura moderna, uma agricultura já mais dinâmica, e outra parte da região está voltada para o pequeno produtor, um agricultor mais sustentável, que são características que os alunos vão encontrar no mercado. E eu acredito que esse diferencial já está associado a isso, porque procura-se atender a uma condição em que sabe-se que serão as realidades que o aluno irá encontrar fora da Universidade”.
Para atender essas exigências que serão feitas aos futuros profissionais formados pela Unicentro, o curso conta, além da experiência de campo, com laboratórios que envolvem todas as áreas do curso. “São subdivisões que existem dentro do curso e, para cada área, existe um ou mais de um laboratório para atender aquelas questões práticas, que associam o campo, o cultivo ao ar livre e de manejo agrícola com as questões laboratoriais, que envolvem doenças de plantas, a parte de máquinas e maquinização, sementes, manejo de clima e irrigação, as características de solo e fertilidade”, explica Jadoski.
Segundo o professor Leandro Santos, é preciso estar sempre atualizado, para que todas as dúvidas que os alunos tenham, possam ser esclarecidas. “Uma das características principais do alunos daqui, é que muitos são filhos de produtores. Então, acaba sendo extremamente importante você ter a viveência prática, porque eles trazem a realidade do campo, eles trazem dúvidas atuais dos pais, dos avós, que os familiares estão vivendo. É até um desafio, porque você tem que estar sempre atualizado”.
Felipe Hipolito é um dos muitos alunos que estão contentes em cursar Agronomia na Unicentro. “Desde pequeno eu já tinha afinidade com essa área e, apesar de não ter a família envolvida, sempre gostei e eu não me via trabalhando com outra coisa”. Para a aluna Letícia Lopes Dias, o curso é interessante pela sua diversidade com os estudantes podendo optar entre diferentes áreas. “Eu acho que é um curso muito interessante porque quando a gente fala em Agronomia a gente encara como se fosse só ir para o sítio, cuidar do mato e da terra. Mas, quando a gente entra e começa, a gente vê que é muito além disso, são muitas áreas,. Então, é uma amplitude muito grande que podemos optar, tanto pesquisa, ensino, extensão, e inclusive a prática que realmente é no campo”.
O professor Leandro Santos acredita que o resultado do Guia do Estudante é muito importante, não só para a Universidade e para o curso de Agronomia como também para toda a região de Guarapuava. “O curso de Agronomia da Unicentro tem se tornado uma referência aqui na nossa região, que é bastante agrícola. E, justamente essa questão do curso estar sendo cada vez mais conceituado e respeitado, só tende a favorecer tanto a comunidade acadêmica como a própria comunidade de Guarapuava e região”.
Para o diretor do Campus Cedeteg, professor Fábio Hernandes, as quatro estrelas alcançadas por Agronomia no Guia do Estudante, de certa forma, já eram esperadas, pois são resultado do trabalho desempenhado ao longo dos anos. “O curso de Agronomia tem trabalhado muito no sentido da pesquisa e no sentido da extensão. Hoje, nós temos o mestrado, nós temos o doutorado. Então, essas conquistas são frutos do empenho, da dedicação do nosso corpo docente. Para nós, é uma satisfação, é o reconhecimento de um trabalho que tem sido feito há muitos anos”.