Público lota Auditório Francisco Contini na primeira noite de audições do Fuca 2016
Sucesso de público! O Festival Universitário da Canção começou ontem (21) com casa cheia. O Auditório Francisco Contini, que fica no campus Santa Cruz da Unicentro, estava lotado no primeiro dia de etapa classificatória do Fuca 2016. A dona de casa Eliane Busmayer, que acompanha o festival desde a sua primeira edição, realizada em 2011, gostou do que viu e, principalmente, ouviu. “Está maravilhoso! Está muito bom, muito bom”.
Assim como nos anos anteriores, são vinte apresentações por noite, dez de cada categoria, intercalando um candidato da Interpretação com outro da Composição. O primeiro a se apresentar foi o Fabio Correa dos Santos. “Eu escolhi a música ‘I don´t wanna miss a thing’, que foi um desafio pra mim”, contou. Quem também concorre categoria Interpretação é a Karla Zaluski – uma veterana de Fuca, tendo participado das seis edições. “A gente sempre espera ganhar, mas sabe que a disputa é bem acirrada e que os concorrentes são muito bons. É essencial dar o melhor que temos e a diversão é o que conta também”, destacou. Já o Emerson Gomes, que está participando do Festival pela primeira vez, está concorrendo em Composição com a música ‘Puro Amor’, escrita especialmente para o Fuca. “A música fala um pouquinho da minha historia com a minha esposa. Então, é uma música que fala de amor”, explicou.
Destaque de todas as edição do Festival Universitário da Canção, a Banda Fuca, mais uma vez, deu um show ao acompanhar os músicos concorrentes na categoria Interpretação. “Todo ano é um novo e diferente desafio. A gente nunca sabe quem são candidatos, quais são as música. Mas, no final, a gente sempre tem a sensação de dever cumprido. Mas é sempre um desafio muito grande”, ressalta o tecladista da banda, Fagner Busmayer.
Se a plateia estava animada no início da noite, a empolgação aumentou conforme os candidatos iam subindo ao palco e mostrando suas qualidades vocais, de arranjo e composição. “No ano passado eu assisti a algumas apresentações. Gostei. Por isso, nesse ano, quis reservar mais tempo para poder assistir”, contou o estudante de História, Gerhard Richard.
Quem também acompanhou a primeira noite do Fuca, e na primeira fila, foi o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona. “Esse ano, nós tivemos que fazer um esforço adicional para realizar o Festival Universitário da Canção. Temos a crise que afeta a todos e afeta a universidade também. Mas, ainda assim, nós conseguimos manter a realização do Fuca porque queremos transformá-lo em um grande festival de música universitário, que seja conhecido e reconhecido em todo território nacional”.
As apresentações do Festival Universitário da Canção continuam nesta quinta-feira (22). Outros vinte candidatos devem se apresentar a partir das 19 horas. E ao final das audições de hoje, serão conhecidos os finalistas dessa sexta edição, que voltam a se apresentar amanhã (23), na final do Fuca 2016.
O evento conta com patrocínio da Caminhos do Paraná, do Superpão e da Caixa Econômica Federal.