99.7 FM exibe série de reportagem sobre livros exigidos pelo Vestibular Unicentro 2017

inscricao_vestibaO Vestibular da Unicentro, tradicionalmente, exige a leitura de dez obras literárias. Lista de livros de gêneros distintos – como romances, crônicas e poesias – que passou por mudanças para o concurso de 2017. “Três permaneceram e sete foram alterados, principalmente focando a literatura mais contemporânea. Isso é importante para que a literatura também circule, para que os alunos tenham contato com outros tipos de autores, escolas diferenciadas”, esclarece a coordenadora do PET Letras, professora Níncia Cecília Borges Teixeira.
Dos vestibulares anteriores, seguem sendo cobradas as obras “Capitães de Areia”, de Jorge Amado; “Laços de Família”, de Clarice Lispector; e “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida. São novidade da prova de 2017 os livros “Contos da Montanha”, do português Miguel Torga; “O pagador de promessas”, de Dias Gomes; “Ponciá Vicêncio”, de Conceição Evaristo; “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus; “Relato de um certo oriente”, de Milton Hatoum; “Várias histórias”, de Machado de Assis; e “Viagem no espelho”, de Helena Kolody.
literatura1Entre as novidades, a professora Níncia arrisca enumerar quais são as que merecem maior atenção por parte dos vestibulandos.”‘Ponciá Vivêncio’, da Conceição Evaristo, principalmente pela questão de gênero e de etnia; o livro do Hatoum, ‘Relato de um certo oriente’, é um livro de memória, um livro de difícil compreensão, o vestibulando precisa ler com bastante atenção; e ‘Contos da Montanha’, de Miguel Torga, que são contos especificamente de regiões de Portugal, então, é preciso ter um cuidado maior para observar a cultura portuguesa”.
E para ajudar o vestibulando da Universidade Estadual do Centro-Oeste, o Editorias Unicentro, boletim informativo da 99.1 FM, em parceria com o PET Letras, produziu uma série de reportagens sobre as obras literárias que são de leitura obrigatória para o processo seletivo. A cada dia da semana, de segunda a sexta-feira, entre os dias cinco e dezesseis de setembro, vai ser abordado um do livros.
E se você é um dos candidatos ao vestibular Unicentro 2017, a professora Níncia têm mais algumas dicas. “A prova da Unicentro, ela é mais vista na totalidade: interpretação de texto. Então, o aluno precisa conhecer o enredo pra não ficar muito por fora. Mas o importante mesmo é o fragmento apresentado na prova. Ele precisa fazer a compreensão do fragmento, unindo com as características ou do autor, ou do momento histórico em que essa obra está inserida”.

unicentrofm

 

 

Serviço) A série “Vestibular Unicentro 2017: uma obra por edição do Editorias” tem início na próxima segunda-feira, dia cinco. As reportagens serão exibidas, diariamente, na primeira edição do nosso boletim informativo, que vai ao ar às dez da manhã, com reprise às duas da tarde.

Deixe um comentário