Obras do novo acesso ao Cedeteg são retomadas

Um desejo de toda a comunidade do Cedeteg e uma aspiração da administraçao da Unicentro está muito perto de se materializar. Isso porque, depois de uma pausa de quase seis meses, as obras do novo acesso ao campus foram retomadas, essa semana, pela Prefeitura Municipal de Guarapuava. “Esse é um sonho, de muitos anos, da comunidade universitária e estamos esperando que, em breve, teremos esse novo acesso. Vai ser uma festa para a nossa universidade, para o nosso campus”, prevê o diretor do Cedeteg, professor Fábio Hernandes.

Obras de pavimentação foram retomadas essa semana e devem estar concluídas em 30 dias (Foto: Acioli Caldas)

Até agora, foram concluídos os serviços de terraplanagem e a estrutura para a drenagem do arroio Carro Quebrado, que são a base da obra. “Agora, está vindo a sub-base, que é o rachão”, explica o secretário municipal de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre. “A partir do rachão a gente dá continuidade ao processo. com a aplicação do meio-fio, e da base para, aí, colocar a capa asfáltica”.
Quando estiver pronta, a via contará com duas faixas, uma para cada sentido; com calçadas de 1,5 metros de largura de cada lado da pista; e, também, com uma ciclovia. Melhorias que serão entregues para a comunidade, segundo Flávio Alexandre, em duas etapas. “Nós acreditamos que dentro de 30 dias toda essa parte da pavimentação vai estar pronta e a calçada vem em seguida. No máximo em quinze dias depois da pavimentação concluída, ela será feita também”.
O portal de identificação do campus, previsto no projeto original e de responsabilidade da universidade, ficará para um segundo momento. “O importante é fazer com que a coisa, de fato, aconteça, que o acesso seja finalizado. E a prefeitura municipal está honrando o compromisso assumido com a gente, fazendo esta importante obra, desejada desde que a Unicentro se instalou aqui no campus Cedeteg”, avalia o reitor Aldo Nelson Bona.

Com a pavimentação pronta, terá início a construção de calçadas e ciclovia (Foto: Acioli Caldas)

A nova entrada é importante porque é a garantia de uma maior visibilidade para o Cedeteg. Além disso, o acesso ao campus também será facilitado e ficará mais seguro. De acordo com o reitor da Unicentro, “com esse novo acesso, teremos condições de melhor fluxo, de maior fluidez no trânsito, mas, acima de tudo, de maior segurança para a comunidade acadêmica e a população que transita no entorno da região”.
Quando as obras do novo acesso forem concluídas, a entrada para o campus e a saída vão ser pela rua Saldanha Marinho, uma das principais vias de Guarapuava. Para que o trânsito permaneça seguro na região, uma série de mudanças foi planejada. O projeto já foi encaminhado para o Comutra, que é o Conselho Municipal de Trânsito, para avaliação. O secretário de Habitação e Urbanismo conta que “está sendo estudada toda essa parte do sistema viário, do acesso, do como fazer com o contingenciamento dos carros que estão cruzando a Saldanha Marinho, para fazer uma conversão pra entrar no Cedeteg com segurança, com toda fluidez para o trânsito”.
A construção do novo acesso ao campus Cedeteg foi possibilitada pela parceria que a Unicentro estabeleceu, nos últimos anos, em variados âmbitos com a prefeitura de Guarapuava. “É um sonho, um sonho que a gente tem lutado, claro, com essa grande parceira que é a prefeitura para realizar. Com certeza, o acesso ao campus, a vida do campus vai mudar muito com essa nova entrada”, afirma Fábio Hernandes.
Na mesma linha, o reitor da Unicentro sentencia que “o estabelecimento de parcerias é a nossa estratégia de crescimento num momento de dificuldade financeira. Nós precisamos, cada vez mais, desse contato direto, que estabelecemos com a administração municipal, com diversos segmentos para que as coisas possam acontecer”.