Unicentro e Universidade Veracruzana buscam estreitar parceria

veracruzana 02

Apresentação da Universidade Veracruzana para docentes do Departamento de Engenharia Ambiental (Foto: Coorc)

O professor Mario Abraham Salas Aquino e a aluna de mestrado Liliana Perez Olmedo, da Universidade Veracruzana, no México, permaneceram dois meses conhecendo toda a Unicentro com a intenção de fortalecer o convênio entre as instituições. No campus de Irati, eles tiveram contato com a área das Ciências Agrárias.
A professora do Departamento de Engenharia Florestal, Daniele Ukan acompanhou os representantes e conta que a programação incluiu visitas à Floresta Nacional de Irati (Flona) e às atividades de campo do Projeto Imbituvão. “Eles também conheceram todos os nossos laboratórios e verificaram quais são as linhas de pesquisa que trabalhamos. Procuramos analisar o que é possível adequar para que os nossos acadêmicos possam ir para o México e para que, também, possamos trazer alunos de lá para a Unicentro”.

O professor Mario conheceu projetos e estrutura do campus Irati (Foto: Coorc)

Mario leciona na área de Agronomia, mas lembra que a Universidade Veracruzana tem cursos também de Agronegócios Internacionais, Biologia, Biologia Marinha, Veterinária, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, dentre outros, que têm características em comum com cursos da Unicentro. “As linhas de pesquisa são pouco parecidas. Nós trabalhamos mais voltados para que os estudantes saiam da graduação e trabalhem nas empresas, e vocês trabalham mais para que estudantes sejam pesquisadores. Mas temos muitas possibilidades que alunos do México fiquem aqui no campus de Irati. Nas áreas de Florestal, por exemplo, vocês trabalham muitas pesquisas em floresta nativa e isso é muito importante para o México”.
Além do intercâmbio de alunos entre as universidades, Mario ressalta que um passo importante dentro da parceria é a publicação de pesquisas científicas em conjunto. “É muito interessante que o convênio que há entre Unicentro e Universidade Veracruzana tenha resultados, frutos, e uma das ideias é elaborar artigos em conjunto e publicar depois”, afirma.
No último dia de visita ao campus Irati, Mario e Liliana apresentaram a Universidade Veracruzana e participaram de atividades junto a docentes do Departamento de Engenharia Ambiental.