Alunos de Arte apresentam espetáculo de dança 55013

Espetáculo foi produzido pelos alunos do 4. ano de Arte (Foto: Acioli Caldas)

Expressar uma identidade coletiva foi o objetivo do espetáculo 55013, produzido pelos acadêmicos do quarto ano de Arte da Unicentro. A mostra artística é a fase final da disciplina de “Produção em Espetáculo de Dança”, em que, durante um semestre, os alunos desenvolvem todas as etapas necessárias para a produção de um espetáculo, como explica a professora Denise Holzer, responsável pela disciplina. “Nós trabalhamos com a produção, primeiro com o estudo e a base teórica, depois com a construção de movimentos e da performance em si, e no fim com a curadoria, que é essa mostra que está acontecendo na universidade”.

Alunos explorama a identidade da turma na montagem do espetáculo (Foto: Acioli Caldas)

Os espetáculos de dança são realizados anualmente pelo curso de Arte da Unicentro e, até 2016, caracterizavam-se pela sucessão de diversas apresentações ,que ocorriam uma noite. Porém, a turma desse ano optou por fazer algo diferente. “A gente decidiu apresentar o que nós somos, a nossa identidade enquanto turma, enquanto décima turma do curso de Arte da Unicentro. A gente trabalhou o que aprendeu, o que recebeu do curso, quem nós somos, as dificuldades que passamos, as felicidades, a emoção… E a gente quis transmitir isso para o público”, explicou a acadêmica Mariana Arboit.

O 55013, desse modo, se caracterizou por ser uma apresentação única, que envolveu todos os alunos do último ano. “Nós trabalhamos com a dança contemporânea e o tema pra esse espetáculo foi identidade. É um nome um pouquinho peculiar 55013, mas eles escolheram por serem os números iniciais do registro acadêmico deles, ou seja, são todos iguais”, explica a professora Denise.

Acadêmicos foram os responsáveis por todas as etapas de produção (Foto: Acioli Caldas)

Os alunos estavam envolvidos em todas as etapas da produção, desde a composição das músicas até as questões de iluminação. “A gente tá com um friozinho na barriga porque tudo é nosso – desde a criação da coreografia, algumas músicas são nossas, que a gente fez. Então, é um misto de orgulho e medo antes de subir ao palco”, revelou a acadêmica Yohana Rocha.

As exposições artísticas realizadas pelo curso de Arte são importantes para reafirmar o que é discutido em sala de aula. “Essas mostras são importantes para eles sentirem quanto o trabalho e o esforço deles compensa, ainda mais nesse espetáculo de dança que envolve um semestre inteiro de preparo e dedicação”, avaliou a Diretora de Cultura e professora do Departamento de Arte, Érica Gomes.

Assista a reportagem em vídeo do espetáculo 55013 na Unicentro WebTV, nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=iXYtvJqgiOc