Roda de Conversa aborda saúde dos alunos e assistência estudantil

Um espaço para ouvir os acadêmicos e suas demandas. Assim são as Rodas de Conversa que estão sendo organizadas pela direção do Setor de Ciências da Saúde (SES) do campus Irati da Unicentro. O último encontro teve como tema “A saúde do nosso aluno”, e contou com a presença da coordenadora do Setor de Apoio ao Estudante do campus Irati, Andreza Rocha de Freitas, que apresentou o que está sendo feito e pensado em termos de assistência estudantil na Unicentro.

Acadêmicos do Setor de Ciências da Saúde participam da Roda de Conversa (Foto: Marina Lukavy)

Para a diretora do SES, professora Patrícia Aspilicueta, o esquema da roda de conversa é interessante porque coloca todos no mesmo patamar, debatendo e dialogando. “Os professores sentem que os nossos alunos têm demandas que vão além da alimentação, da moradia, das questões financeiras. São pontos que os afetam emocionalmente e, inclusive, fisicamente. E nós precisamos falar mais disso”.
Entre os assuntos colocados em pauta pelos alunos, Patrícia destaca questões ligadas à representatividade e à organização estudantil. “Eles nos apresentaram como esse é um assunto delicado para que achem o caminho entre eles e possam se fazer presentes nas diversas instâncias”, acrescenta. Outros temas abordados pelos acadêmicos foram questões ligadas ao transporte e o acesso à saúde.
A coordenadora do Setor de Apoio ao Estudante lembra que a saúde dos alunos está sendo incluída na discussão sobre assistência estudantil. “Além disso, apresentei para os acadêmicos e para o SES, o que o Setor está pensando e fazendo. O documento base para a política de assistência estudantil está sendo criado e depois será encaminhado para todos os setores, departamentos e acadêmicos para que se tenha um retorno. A participação dos alunos é muito necessária porque a assistência estudantil é feita para eles”, observa Andreza.