Professores de Arte organizam mostra “Nas curvas do meu corpo, meus segredos”

corpo1

“Nas curvas do meu corpo, meus segredos” segue aberta a visitações até sexta-feira

É possível trabalhar arte contemporânea na escola? A mostra “Nas curvas do meu corpo, meus segredos”, em exposição no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro, prova que sim. O projeto reúne uma série de fotos, em preto e branco, produzidas por alunos com idade entre 15 a 17 anos, tendo como referência o trabalho da artista norte-americana Francesca Woodman.
Desenvolvida pelos professores Denise Holzer e Felipe Caldas, do Departamento de Arte da Unicentro, a série fotográfica é o produto final da pesquisa de mestrado dos dois na Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). “O projeto se baseia na importância da arte contemporânea como uma forma de trabalhar a continuidade, a reflexão e as poéticas pessoais na escola, não só como uma experimentação, mas a arte pura, a arte do aluno”, explica a professora Denise.
O projeto foi bem recebido pelos alunos e as fotografias performáticas foram produzidas após seis meses de estudos sobre a arte contemporânea. Eles eram livres para explorar sua expressividade e cada foto foi produzida de forma única. O corpo era o material de trabalho e, a partir dele, os alunos deviam exprimir seus sentimentos e segredos mais pessoais. “Foi uma forma de expressar meus sentimentos e interagir mais com a arte”, conta o aluno Júlio César.

corpo2

Professores Denise e Felipe, responsáveis pela Mostra

Um dos objetivos dos professores era expor as fotografias em um local público para mostrar a comunidade que a arte contemporânea pode e deve ser trabalhada nas escolas. O local escolhido para isso foi o Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro. Pequeno e aconchegante, o espaço foi ideal para completar a temática da trabalhos na escola. “Mas a exposição não vai ficar só aqui, ainda vamos expor no Cedeteg e em Irati,”, comenta a professora Denise.
A mostra fotográfica pode ser conferida até a próxima sexta-feira, dia dez de junho, no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro.

Assista à reportagem em vídeo sobre a exposição “Nas curvas do meu corpo, meus segredos”, na Unicentro WebTV: https://www.youtube.com/watch?v=3fW0H9Cfh18