3. Etapa do Circuito Paranaense de Orientação será em Guarapuava, nesse fim-de-semana, e Unicentro é uma das organizadoras
Quem gosta de participar de provas de orientação pode se preparar. É que nesse final de semana, Guarapuava sedia a 3ª Etapa do Circuito Paranaense de Orientação. As provas serão nos dias 4 e 5 de junho, respectivamente, no campus Cedeteg da Unicentro e no Vale do Jordão. “Esse evento consistirá de duas corridas de orientação, uma que chamamos de Sprint, que ocorrerá no sábado a noite a partir das 19 horas, e outra, que ocorrerá no domingo a partir das 9 horas no Vale do Jordão, onde nós teremos a corrida principal da etapa”, explicou o professor Marcus Tartaruga, do departamento de Educação Física da Unicentro.
O evento está sendo organizado pelo Clube de Orientação Lobo Bravo (COLB), em parceria com a Unicentro. São esperados 200 atletas de todo o estado. Os iniciantes no esporte também podem participar. Isso porque as provas são divididas em categorias, o que permite que os participantes possam concorrer com pessoas do mesmo nível. “Temos a categoria Novato para aquelas pessoas que nunca participaram de uma corrida de orientação ou que estão no primeiro ano de participação nestas provas. Depois, nós temos a categoria B, a categoria A e a categoria Elite, que contemplam os atletas mais experientes. É um esporte que tem muitas categorias, então você acaba competindo, de fato, com pessoas que estejam muito próximo do seu condicionamento, da sua capacidade”, disse Tartaruga.
Quem tem interesse em participar da prova, deve enviar um e-mail para o endereço colbguarapuava@hotmail.com. Depois disso, receberá todas as instruções para efetivar a inscrição. O valor para participar do percurso Sprint, que será realizado no sábado a noite é de R$ 25. Já o valor do percurso tradicional, no domingo, é de R$40. De acordo com o professor Tartaruga, as provas serão realizadas mesmo com mau tempo. “É uma corrida que tende a ser muito boa e bem divertida. Pode estar caindo o mundo, mas a corrida sai de qualquer jeito”.
O Esporte de Orientação é cotado para ser incluído nos Jogos Olímpicos. Em 1999, foi fundada a Confederação Brasileira de Orientação e a Unicentro foi palco dessa cerimônia. Para o professor Tartaruga, a realização da etapa é uma forma de ampliar a divulgação do esporte na região. “Esse evento aqui em Guarapuava não deixa de ser uma forma de incentivar as pessoas a conhecerem esse esporte e a praticar a orientação”.