Departamento de Psicologia encerra atividades pelo Maio Amarelo no campus de Irati

maioamarelo2O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. No campus Irati da Unicentro, a professora do Departamento de Psicologia, Vanessa Brandelero, organizou uma ação junto com os alunos do terceiro ano, na disciplina de Psicologia do Trânsito.
“O Maio Amarelo é um movimento coordenado entre as pessoas, a sociedade civil, o Poder Público, que o objetivo maior é a conscientização a respeito do número crescente de mortos e feridos no trânsito. Então é uma preocupação da sociedade como um todo, sobre o tema acidentes de trânsito e sobre as repercussões na vida de todas as pessoas e todos os cidadãos que usam o trânsito, ou como pedestres, ou como ciclista, como motorista, ou mesmo até como profissional”, explicou Vanessa.
Este é o primeiro ano em que a disciplina Psicologia do Trânsito está sendo ofertada aos alunos do curso. Vanessa contou que a iniciativa do Maio Amarelo foi abordada nos conteúdos e, assim, surgiu a necessidade de se pensar em como levar o tema da conscientização a respeito do trânsito para além da sala de aula. “A gente achou que teria que fazer alguma iniciativa para o público mais abrangente da universidade e não só algo de dentro da sala de aula, uma questão que ficasse somente em sala de aula. A ideia foi criar então um vídeo maior com várias pequenas campanhas sobre conscientização de acidentes de trânsito e colocar ele em vários horários durante esse mês de maio aqui na faculdade para que os alunos de todos os turnos dos outros cursos tivessem acesso a ver essa campanha, a visualizar”.
A professora lembra que estimativas apontam que a maior causa de morte entre adolescentes e jovens adultos são os acidentes de trânsito. Para a aluna Carine Rodrigues Marques, por se tratar de um tema que influencia a vida de todas as pessoas, é imprescindível a conscientização a respeito de uma direção segura. “A gente sabe que os universitários todos são jovens, muitos dirigem e é nessa atingir os jovens que eles tenham responsabilidade. Não beber e dirigir, ou não dirigir usando o celular para eles verem os riscos que eles correm toda vez que fazem isso”.