Jogos Cooperativos auxiliam no aprendizado e no convívio de crianças de escola municipal

11

Crianças da Escola Municipal Roberto Cunha e Silva em atividades do Unicoop (Foto: Acioli Caldas)

As chuvas que inundaram Guarapuava, em 2014, trouxeram a tona a miséria e o desamparo. A Unicentro, na ocasião, suspendou as aulas e muitos professores e alunos da universidade saíram a campo para ajudar os desabrigados. Um grupo do curso de Pedagogia, por exemplo, foi até a Vila Bela, um dos bairros mais atingidos, para desenvolver atividades com as crianças que estavam desalojadas. “O nosso grupo, o Unicoop, no período da enchente, através de uma parceria com a Prefeitura em que a Unicentro foi chamada a cooperar, ficou com essas crianças, que estavam desamparadas naquele momento”, lembra a coordenadora do projeto, processo Christine Lima.

A produção de um telejornal sobre a escola é uma das atividades desenvolvidas (Foto: Acioli Caldas)

Acompanhada por um grupo de alunas, a professora Christine desenvolveu atividades recreativas para as crianças nos alojamentos durante uma semana. Quando a água baixou e elas voltaram para suas casas, o grupo percebeu que o trabalho não poderia parar. Assim, o projeto passou a ser desenvolvido na Escola Municipal Roberto Cunha e Silva, onde as meninas e os meninos estudam. Lá, uma vez por semana, as crianças participam de jogos cooperativos. Pra conseguir cumprir as atividades, expliica a professora Chris, as crianças preciam se ajudar mutuamente e, assim, aprender a ser mais solidárias companheiras. “Trabalhar essas ações do coletivo, trabalhar com o outro, de brincar com o outro, de jogar com o outro. Trabalhar ações com que eles possam sentir que ações coletivas são importantes nesse processo de aprendizagem deles. Daí, todo mundo vai sair ganhando”.

Acadêmicas de Pedagogia em jogo cooperativo com as crianças da Vila Bela (Foto: Acioli Caldas)

Ensinamentos que, segundo a diretora do colégio, professora Clarive Zaganske, já são precibidos no dia a dia da escola. “Eu acho muito importante trabalharmos com os alunos essa questão dos jogos cooperativos, porque nós tentamos ensinar os alunos a serem mais solidários, serem mais amigos uns dois outros. Acontece qualquer coisa com eles, eles já dizem: não pode isso, não pode aquilo… O projeto vem somente ajudar esses alunos a serem mais cooperativos”.
Gustavo Ferreira e Maria Luiza de Souza estão no terceiro ano do ensino fundamental e participam das atividades desenvolvidas pelo projeto. A visita das meninas do Unicoop fazem a alegria deles todas as quartas-feiras.”Elas são legais, dão brincadeiras”, conta ele. “A gente brinca de várias coisas aqui na escola, de dominó, de gibi” concorda a menina.

Cooperação e amizade são desenvolvidas através de brincadeiras (Foto: Acioli Caldas)

Ganham as crianças, ganham as universitárias que participam do projeto. Uma delas é a Thais Zanona, que destaca a participação na rotina da escola e o retorno dado pelas crianças. “A gente conhece a realidade da escola, a gente sabe o que é estar dentro de uma sala de aula. E ter o contato com eles é muito gratificante, porque o retorno que eles dão pra gente é incrível, é fora do comum”.