Projeto ambiental proposto por professores da Unicentro é vencedor de edital da Prefeitura de Guarapuava

Representantes da Unicentro e da Prefeitura de Guarapuava em assinatura do convênio (Foto: Maíra Machado)

O projeto “Crise Hídrica: oficinas eco-pedagógicas” foi idealizado por professores dos departamentos de Ciências Biológicas e de Geografia da Unicentro e, no ano passado, concorreu ao primeiro edital público lançado pela Prefeitura Municipal de Guarapuava com o objetivo de financiar projetos na área ambiental, com recursos provenientes do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA). Atendendo a todos os pré-requisitos do edital, o projeto apresentado pela Unicentro foi contemplado e será executado a partir do repasse de R$ 49.995,00.

O lançamento oficial do projeto foi realizado na última terça-feira, 24. A assinatura do convênio entre a universidade e a prefeitura reuniu os professores autores da proposta, Maurício Camargo, Adriana Kataoka e Ana Lúcia Suriani; o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona; o diretor do campus Cedeteg, Fábio Hernandes; os secretários municipais de Meio Ambiente, Habitação e de Comunicação Social, respectivamente, Celso Araújo, Flávio Alexandre e Luiz Pacheco; além de alunos e professores dos colégios estaduais Manuel Ribas, Tupy Pinheiro e Padre Honorino, onde o projeto será desenvolvido.

De acordo com o professor Maurício Camargo, um dos autores da proposta, esse trabalho “vai permitir que os nossos alunos, nossas alunas, nossas escolas, nossas crianças, conheçam melhor a realidade dos rios que cortam a cidade de Guarapuava”. A intenção do projeto, segundo a professora Adriana Kataoka, que também é responsável pela proposta, é promover a reflexão acerca das dimensões físicas e biológicas relacionadas à água. Além disso, explicou Adriana, ele “deve trabalhar também com a dimensão humana. Ou seja, os fatores sociais, culturais, políticos e econômicos que têm a ver com o tema da crise hídrica”.

Professora Adriana Kataoka, uma das responsáveis pelo projeto (Foto: Maíra Machado)

O debate vai ser desenvolvido a partir da realização de oficinas eco-pedagógicas e outras ações práticas. “Teremos atividades com a comunidade, como entrevistas, e também pretendemos construir materiais educomunicativos como produto desse projeto”, detalhou a professora Ana Lúcia Suriani, também responsável pela proposta.

A escolha das escolas que participariam do projeto foi feita a partir da constatação da existência de rios próximos ao colégios. A diretora auxiliar de uma das escolas, o Colégio Estadual Padre Honorino, Otília Taraciuk, afirma que trabalhar essa temática dentro das salas de aula é “fundamental porque, durante todo o ensino médio, os alunos vão construindo um conhecimento sobre a conscientização ambiental, relacionando diversos conteúdos e aplicando na sua vivência do dia a dia”.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Celso Araújo, a expectativa é de que o projeto seja mais uma parceria de sucesso entre a prefeitura e a universidade. “A gente sabe a competência que tem a Unicentro, através de seus professores e alunos. Daremos todo o apoio para que, realmente, seja um embrião para muitos outros projetos. Afinal, pretendemos que outros editais sejam lançados”.

Convênio foi assinado pelo reitor Aldo Bona e pelo secretário de Meio Ambiente Celson Araújo (Foto: Maíra Machado)

Convênio foi assinado pelo reitor Aldo Bona e pelo secretário de Meio Ambiente Celso Araújo (Foto: Maíra Machado)

O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, também destacou que essa nova parceria é especial no sentido de ter sido estabelecida a partir de um edital do município. “Ela inaugura uma nova forma de apoio do governo municipal ao desenvolvimento de ações voltadas ao meio ambiente”, destacou. De acordo com o reitor, o projeto foi um processo de construção de muitos esforços, por isso, o que se espera é que os envolvidos possam dedicar o melhor de si para desenvolver um bom trabalho, atingindo, assim, os objetivos nas escolas. “Depositamos grande expectativa na equipe de trabalho. Esperamos que, realmente, possamos ter grandes resultados que contribuam para a formação de seres humanos, estudantes e pessoas cada vez melhores”.