Unicentro forma oitava turma presencial de Guarapuava do Bom Negócio Paraná

bom_negocio2

Feira de Negócios reuniu formandos da 8. turma presencial (Foto: Vanessa Barbosa)

Ter um negócio, embora seja o negócio de muita gente, não é fácil. São muitos elementos para administrar: funcionários, fornecedores, clientes, estoque… Foi para ajudar os microempreendedores nessa difícil tarefa de cuidar de uma empresa, que o Programa Bom Negócio Paraná foi criado há quatro anos. Nesse período, na Unicentro, foram ofertadas 34 turmas, nas modalidades de educação presencial e a distância, formando mais de 1.000 micro e pequenos empreendedores. Agora, a oitava turma presencial de Guarapuava está chegando ao fim. Com o encerramento das aulas, os alunos montaram uma feira para expor os seus produtos e mostrar o que aprenderam em sala de aula.

Paula Schnell, por exemplo, acredita estar mais apta para gerenciar o dinheiro que circula em sua empresa de bombons. “Eu aprendi a administrar melhor o meu negócio; a calcular custos, metas… Coisas que dificilmente eu faria sozinha. Foi muito bom, até mesmo para eu poder administrar melhor o meu negócio. Se você calcular da forma errada, você vai estar perdendo dinheiro, não vai estar tirando lucro nenhum. É importante você aprender a calcular corretamente”.

bom_negocio_3

Paula Schnell apresentou seus bombons (Foto: Vanessa Barbosa)

O curso conta com cinco módulos que tratam de assuntos relacionados ao dia dia da gestão de empresas. Questões que vão desde o financeiro, até a melhor maneira de tratar o cliente. “Em gestão comercial, por exemplo, nós falamos do produto, do preço… passamos para os alunos como criar o preço do produto com base nos custos de produção. E tudo isso é passado de uma forma mais profissional”, explica a professora do curso e administradora, Joceliane Camargo.

Alessandro Lange tem uma microempresa no ramo da música. Após dezoito anos trabalhando nessa área, ele resolveu participar do Bom Negócio Paraná para se aperfeiçoar e melhorar o atendimento da sua empresa. “Hoje, o diferencial das empresas está no atendimento. Uma das coisas que nós aprendemos aqui é essa parte do atendimento, a questão de saber tratar seu cliente, passar uma boa impressão e o cliente sair satisfeito com seu produto”, comenta.

Se com a economia estável já é complicado se consolidar no mercado, em tempos de crise, quem busca mais conhecimento está melhor preparado para enfrentar as dificuldades. “Já tem vários estudos que mostram que as empresas que melhor estão preparadas são aquelas que vão sobreviver a essa turbulência que o mercado vem enfrentando. Provavelmente, com mais conhecimento, esses jovens empreendedores estarão mais bem preparados para enfrentar e sair com sucesso desse momento”, ressalta Joceliane.

O curso Bom Negócio Paraná está com inscrições abertas para a 7. turma a ser ministrada na modalidade de educação à distância pela Unicentro. Os interessados têm até o próximo dia 25 para se candidatar pelo site http://eventos.unicentro.br/pbnp2015/. Ao todo são 150 vagas e vale lembrar que o curso é gratuito. Mais informações pelo email bomnegocio.gpuava@gmail.com e, também, pelo telefone 3621-1338.