Curso de História de Coronel Vivida é segundo melhor do Paraná, segundo CPC

A Unicentro, ano a ano, reforça e consolida sua posição de instituição de ensino superior de referência em todo o território nacional. Condição de destaque espelhada pelos resultados obtidos no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2014, cujos resultados foram divulgados no início desse ano. Os cursos ofertados pela Universidade Estadual do Centro-Oeste figuram nas listas dos melhores do Estado, da região Sul e, também, do Brasil. Mas os números permitem ainda outras interpretações. Uma dela é a de quanto a Unicentro é importante para o desenvolvimento social das regiões Centro-Sul e Centro-Oeste do Paraná.
Localizada no interior do estado, com campi universitários nas cidades de Guarapuava e Irati, a Unicentro cumpre seu papel de democratizar o acesso ao ensino superior. Ainda assim, a universidade não se dá por satisfeita e busca ampliar sua área de abrangência, oferecendo cursos de licenciatura e de bacharelado em outras cidades da região, em campi avançados e em extensões. Um dos municípios beneficiados é o de Coronel Vivida, que fica há 160 quilômetros da sede. Lá é ofertado o curso de História, que tem coordenador o professor Ismael Vanini e foi considerado o segundo melhor do Paraná, segundo o CPC.
“O curso de História foi para Coronel Vivida cumprindo um papel social da universidade, que é se aproximar das pessoas”, explica o diretor do campi, professor Flamarion Laba da Costa. “A maioria das pessoas que frequenta o curso não teria condições de se deslocar até Guarapuava para estudar, por questão de distância, de horário… Então, o curso em Coronel facilita nesse sentido. Além dos alunos da própria cidade, nós recebemos, ainda, estudantes de outras cidades do entorno”.
Em contrapartida, para oferecer o curso na extensão, os professores enfrentam, diariamente, uma rotina pesada. Eles saem do campus Santa Cruz às 16h30 e retornam à 1h30. “A gente percebe nesses professores uma grande disponibilidade e uma grande disposição em colaborar com esses alunos. É cansativo sim, mas é, ao mesmo tempo e principalmente, recompensador. Esses acadêmicos têm muita vontade de concluir um curso superior e, por isso, a dedicação é extrema”, pondera Flamarion. Posicionamento compartilhado pelo professor Carlos Schipanski, que há três anos ministra aulas em Coronel. “Os alunos se dedicam do primeiro ao quinto horário com a mesma energia. Eles são curiosos em relação às disciplinas, querem saber sempre mais, buscam textos complementares. Então, o nosso trabalho, apesar da distância, é extremamente gratificante”.
Agora, pouco antes da formatura da turma 2012-2015, os resultados do CPC evidenciam que o esforço e a dedicação de professores e alunos valeu a pena. Segundo o CPC, que é um indicador de qualidade dos cursos superiores, a licenciatura em História da extensão de Coronel Vivida é a segunda melhor do Paraná, a 12ª da região Sul e a 29ª do país. Calculado com base, entre outros fatores, no desempenho dos formandos, o conceito é, desse modo, um reflexo da dedicação de alunos e de professores. “A recompensa é saber que estamos ajudando esses estudantes a cursarem o ensino superior”, conclui Flamarion.