Brasil-México: Unicentro e Veracruzana fazem formatura conjunta

Unicentro e Veracruzana fazem formatura conjunta via webconferência.

A internacionalização, concretizada pelo estabelecimento de parcerias com universidades de outros países, hoje, faz parte do dia a dia das instituições de ensino superior. Na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) são muitos os esforços para promover ações de internacionalização do ensino, da pesquisa e da extensão. Um exemplo é a possibilidade de mobilidade para acadêmicos e professores. Uma das instituições com quem a Unicentro estabeleceu parcerias é Universidad Veracruzana, do México. Numa ação conjunta, via webconferência, as duas instituições realizaram a formatura de alunos de espanhol, da Unicentro, e de português, da Veracruzana.

“Nós tivemos o diplomado, no México, que finalizou agora no finalzinho do mês, e o curso de espanhol daqui que os alunos iniciaram há dois anos. Coincidiu essas duas datas e realizamos uma formatura conjunta como forma de reafirmar nossas ações em parceria”, explicou a professora Luciane Ribeiro, responsável pela atividade.

Na Unicentro, presentes puderam acompanhar via webconferência o evento na Universidad Veracruzana.

O convênio firmado com a Universidad Veracruzana tem possibilitado para a Unicentro mais um passo em seu caminho de fortalecimento em âmbito internacional. Apesar da parceria recente, firmada em 2015, diversas ações já foram concretizadas e, segundo o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, mostram o comprometimento das duas instituições. “Muito mais do que se constituir em mais uma parceira internacional da Unicentro, as ações que têm acontecido no curto espaço de tempo dessa parceria são relevantes. Nós temos, aproximadamente, um ano de parceria firmada e, nesse ano, já tivemos duas ações concretizadas e outra em processo de execução. E isso fortalece cada vez mais a vivência internacional da nossa universidade”.

Uma das formandas do curso de espanhol é Aline Marques Genu. Ela é professora do Departamento de Agronomia da Unicentro. “A parceria com a Veracruzana e as webconferências possibilitaram que a gente vivenciasse o espanhol e treinasse o idoma. A segurança com o idioma e esse vínculo já me fazem pensar num visita técnica à universidade”.

As ações de internacionalização com a Veracruzana trazem benefícios individuais para os envolvidos nas atividade, como os cursos de espanhol e português, e também coletivas e institucionais, como é o caso da Unicentro como um todo e, também, do setor de Extensão e Cultura, que tem ampliada suas possibilidades de parceria e formação. “A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, que promove os cursos de línguas na Unicentro, tem essa parceria como um aspecto muito importante, por tê-la como um aspecto de internacionalização da extensão via curso. A gente acredita que é um primeiro degrau posto e que novas ações e oportunidades podem surgir”, avalia Elaine Maria dos Santos, pró-reitora de Extensão e Cultura.