Unicentro entre universidades públicas brasileiras de excelência

Campus Irati teve três cursos considerados os melhores no Paraná.

O ano de 2016 começou com boas notícias para a Unicentro do mesmo modo como terminou 2015. Isso porque o Conceito Preliminar de Cursos 2014 (CPC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nos primeiros meses desse ano, mostra a universidade em posições de destaques nos rankings avaliativos.

Nos ano de 2014, a Unicentro teve 16 cursos avaliados (Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Educação Física Licenciatura, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Filosofia, Física, Geografia Bacharelado, Geografia Licenciatura, História, Letras Português, Matemática, Química Bacharelado, Química Licenciatura e Pedagogia), em 26 ofertas nos campi universitários e avançados em Guarapuava (campus Santa Cruz e campus Cedeteg), Irati, Coronel Vivida, Pitanga, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul e Prudentópolis.

O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos superiores brasileiros e é calculado/divulgado no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, a infraestrutura oferecida pelo curso e pela universidade, e os recursos didático-pedagógicos utilizados.

Seis cursos foram considerados pelo MEC como os melhores entre os oferecidos pelas instituições de ensino superior do Paraná: Ciência da Computação, lotado no campus Cedeteg; Educação Física Licenciatura, Engenharia Ambiental e Letras Português, do campus de Irati; Filosofia oferecido pelo campus Santa Cruz; e a oferta de Pitanga de Pedagogia. Outros onze cursos figuram da segunda a quinta colocação no estado.

Já entre os cursos oferecidos pelas instituições dos três estados da região Sul do país, a Unicentro tem oito cursos entre os cinco melhores: Ciência da Computação/C (1. colocado), Educação Física Licenciatura/I (1. lugar), Fisica/C (2.), Letras Português/I (2.), Filosofia/SC (3.), Geografia Licenciatura/I (3.), Engenharia Ambiental/I (4.) e Engenharia Florestal/I (4.).

Em âmbito nacional, são seis os cursos classificados entre os dez melhores: Ciência da Computação/C (3. lugar), Letras Português/I (4.), Engenharia Florestal/I (6.), Filosofia/SC (7.), Educação Física Licenciatura/I (8. colocação) e Física/C (8.).

A colocação da Unicentro no Índice Geral de Cursos (IGC) também subiu. Em dezembro de 2015 foi divulgado o resultado da avaliação do ano anterior. E a instituição mais uma vez subiu posições. Passou de 33. melhor universidade brasileira para a 25. colocação. O índice obtido também classifica a Unicentro como a oitava melhor do Sul do Brasil e a quarta do Paraná.

A partir da próxima segunda-feira (25), dia a dia, nosso site publicará uma reportagem especial com cada um dos cursos melhores avaliados pelo CPC 2014.