Internacionalização: Unicentro se prepara para receber mestrandos do México

Unicentro e Universidade Veracruzana firmaram parceria.

Em busca de fazer sempre melhor, a Unicentro tem concentrado, nos últimos anos, muitos esforços no sentido de promover a internacionalização do ensino, da pesquisa e da extensão. Afinal, expandir os próprios horizontes e oferecer aos membros da comunidade acadêmica novas oportunidades de adquirir conhecimentos e de trocar experiências é essencial, atualmente, para as instituições de ensino superior. É pensando assim que a Unicentro tem procurado alavancar seu processo de internacionalização.

Um dos avanços obtidos pela universidade, nessa área, é o convênio firmado, em 2015, com a Universidade Veracruzana, do México. Parceria que permitiu, como conta a professora do Departamento de Letras, Luciane Ribeiro, a oferta de cursos de língua portuguesa para os estudantes e professores mexicanos. “Inicialmente, nós elaboramos e efetivamos de ensino de Língua Portuguesa. Com 180 horas/aula, o projeto – chamado Diplomado en Internacionalización y Sensibilización Cultural de la Lengua Portuguesa – reuniu alunos de graduação, mestrado e também alguns professores do doutorado”.

O curso foi ministrado no início desse ano e a estadia na universidade mexicana permitiu que novos projetos fossem firmados. Um deles é a possibilidade de intercâmbio. Os alunos de graduação da Unicentro podem cursar parte da licenciatura ou do bacharelado na Universidade Veracruzana. E o caminho inverso também pode ser feito. Além disso, foi acertado que a Unicentro receberá, nesse mês, alunos da instituição mexicana, que ficarão dois meses no Brasil. “Em abril, virão dois alunos da Veracruzana para a Unicentro. Eles virão para conhecer a estrutura da nossa universidade e, também, nossa forma de trabalho. Esses mestrandos vão participar de algumas aulas e vão acompanhar todas as atividades em português”, explicou Luciane.

Dominar o português para os mexicanos e o espanhol para os brasileiros é essencial para os alunos interessados no intercâmbio. Isso porque as universidades, através dos Escritórios de Relações Internacionais, acertaram que as ações de pesquisa, ensino e extensão serão ministradas, em sua integralidade, na língua do país onde a universidade está sediada. E a vinda dos mestrandos mexicanos devem abrir portas para que a Unicentro também possa começar a enviar, além dos graduandos, estudantes da pós-graduação. Para Luciane, “essa questão da internacionalização está abrindo muitos leques para muitas pessoas. E, particularmente, a Unicentro com a Universidad Verzacruzana, abrirá diversos campos para alunos e professores”.

A Universidade Veracruzana tem setenta anos e tem encarado com muito otimismo e entusiasmo a parceria com a Unicentro. “A Universidade está muito contente com os resultados que já obtivemos nesse primeiro ano de convênio. Para além do papel, a troca de experiências e de conhecimentos entre as universidades é que tem revigorado passo a passo as ações do convênio”, finalizou Luciane.