Direção do Campus de Irati inicia reuniões com departamentos e setores

Reunião da Direção do Campus de Irati com o Departamento de Psicologia.

Iniciaram as reuniões da Direção do Campus de Irati com os conselhos departamentais e setoriais. O objetivo é fortalecer os órgãos colegiados do campus por meio de consultas presenciais aos conselhos departamentais e setoriais. A iniciativa é uma das propostas dos professores Afonso Figueiredo Filho e Erivelton Fontana de Laat (diretor e vice do Campus de Irati, respectivamente) à frente da Direção do Campus de Irati.

A primeira reunião ocorreu na última semana, no Departamento de Psicologia, abrindo em 2016 uma agenda participativa junto aos 13 departamentos pedagógicos do campus. Durante o encontro, o curso de Psicologia, através de seus docentes, apresentou a estrutura, projetos, serviços e atendimentos realizados pelo departamento ao longo de seus 13 anos. Na oportunidade, também foram apresentadas as novas e antigas demandas, tanto em termos de estrutura como de pessoal.

Segundo o professor Afonso, a atividade itinerante tem o objetivo de identificar as demandas de cada departamento, abrindo espaço para um atendimento mais dinâmico aos membros da comunidade acadêmica. “Manter esta proximidade é um dos trabalhos que realizaremos periodicamente na administração do campus. Nosso objetivo é estar perto dos departamentos para ouvir suas necessidades e criar oportunidades para melhorar o desenvolvimento dos cursos”, explica.

Para Erivelton, que é ex-diretor do Setor da Saúde, a postura propositiva do Departamento de Psicologia já era do seu conhecimento. “Isso demonstra como os docentes estão empenhados no desenvolvimento dos patamares de excelência mantidos pelo curso de Psicologia e a atual gestão do campus busca momentos como esse, para esclarecer diversos assuntos e realizar os encaminhamentos necessários para o bom funcionamento dos departamentos”, ressalta.

A chefe do Departamento de Psicologia, Ana Priscila Batista, conta que a reunião buscou apresentar as características e particularidades do curso, bem como todas as atividades que vêm sendo realizadas e os espaços em que ocorrem as práticas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão. “Com a apresentação desse panorama geral, visualizou-se claramente a grande abrangência das atividades do curso de Psicologia em relação aos diversos serviços em Irati e região. Em 2015, promovemos ações em 54 instituições, abrangendo aproximadamente 4,3 mil atendimentos a bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos”, revela.

Os docentes também apresentaram e discutiram algumas demandas do curso, considerando o planejamento e aperfeiçoamento das diversas atividades. Essas necessidades referem-se à construção de um espaço destinado ao Serviço Escola, ampliando os atendimentos que hoje acontecem na Clínica Escola de Psicologia; contratação de um técnico em ensino superior com formação em Psicologia para atuar na Clínica Escola; e a realocação do Departamento de Psicologia para uma sala mais adequada.

“As demandas foram acolhidas pela Direção do Campus, que se prontificou a auxiliar na busca por soluções. Acreditamos que esse diálogo é importante e deve ser frequente entre departamentos e Direção, para que a atuação da Universidade possa se dar com a qualidade de educação desejada e o acesso cada vez mais facilitado e ampliado à comunidade interna e externa do campus de Irati da Unicentro”, conclui a chefe do departamento.