“Elas por Elas” é o tema do Sábados Literários 2016
O projeto de extensão Sábados Literários chega a sua quarta edição, e neste ano, traz como tema “Elas por Elas”, uma homenagem à mulheres escritoras. O primeiro encontro será no dia 12, a partir das 14h, no Bosque da Leitura (Rua Alfredo Bufren, 334). A primeira autora a ser apresentada é a indiana Anita Desai, pela professora Ana Beatriz Paula, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O coordenador do projeto, Edson Santos Silva explica que o tema nasceu, principalmente, em função da polêmica que causou a questão da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no ano passado, com a frase de Simone de Beauvoir: “Não se nasce mulher, torna-se”.
“Por conta da celeuma que aconteceu em 2015, pensei que seria muito bom darmos visibilidade às mulheres neste ano, por uma série de fatores. Primeiro porque elas são protagonistas desde sempre, as mulheres precisam ser reconhecidas, e no mundo literário sempre houve essa dificuldade das mulheres publicarem, de serem alçadas no Olimpo que elas merecem. Se você parar para pensar, a literatura do mundo nasce com a poesia. A literatura portuguesa nasce com as cantigas de amor e de amigo, e a historiografia diz que neste período só os homens escreviam. Eu duvido, porque as mulheres sempre escreveram”, observa.
Para o professor, o Sábados Literários será um momento de reconhecimento ao feminino, porque além de somente serem apresentadas escritoras neste ano, apenas mulheres foram convidadas para proferir as palestras. “Realmente é colocar em cena a questão de gênero que é muito forte no âmbito da literatura, e nós vamos contar com nomes muito importantes nessa área”, complementa.
A programação do projeto neste ano está bastante diversificada e contempla autoras de diferentes nacionalidades. Confira:
12 de março – Anita Desai (Índia): professora Drª. Ana Beatriz Paula (UFPR);
30 de abril – Escritoras Polonesas: professora Drª. Aleksandra Piasecka-Till (UFPR);
28 de maio – Marina Colasanti (Brasil): professora Drª. Regina Chicoski (Unicentro);
25 de junho – Paulina Chiziane (Moçambique): professora Drª. Cristina Maria Paes dos Santos (Unicentro);
27 de agosto – Sophia de Mello Brayner Andresen (Portugal): professora Drª. Maria Natália Ferreira Thimóteo (Unicentro);
24 de setembro – Marguerite Duras (França): professora Drª. Raquel Terezinha Rodrigues (Unicentro);
01 de outubro – Mesa Redonda: Literatura e Gênero
– Drª. Cleide Antonia Rapucci (Unesp – Assis)
– Drª. Flávia Maria Corradin (USP)
– Drª Alleid Machado (USP – Machenzie)
– Drª. Marlise Vaz Bridi (USP – Machenzie)
29 de outubro – Luzilá Gonçalves Ferreira (Brasil): professora Drª. Marileia Gartner (Unicentro).