Estudantes estrangeiros defendem dissertação de mestrado na Unicentro

O processo contínuo de expansão e internacionalização da Unicentro tem trazido bons frutos. Um exemplo disso foi a parceria firmada em 2014 com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, o Gcub. O programa trouxe cinco estudantes estrangeiros para cursarem a pós-graduação na nossa universidade. Nesta primeira edição, foram selecionados alunos do México, Costa Rica, Peru, Colômbia e Bolívia. Com a orientação de pesquisadores da universidade, eles desenvolveram estudos em diferentes áreas do conhecimento.

O sucesso desses dois anos de trabalho foi comprovado na primeira defesa de dissertação. Jesús Díaz, que veio do México, se dedicou em pesquisas na área de Biologia Evolutiva e foi o primeiro a mostrar seus resultados. ”A pesquisa envolve o estudo de uma planta com uma abrangência muito grande. Essa planta é a goiaba, que tem sido estudada faz muito tempo, mas o foco que demos é uma novidade”, explicou Jesús.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Evolutiva, Paulo Roberto da Silva, orientou a pesquisa desenvolvida por Jesus e destacou a experiência de trabalhar com alunos estrangeiros. Para ele, foi uma grande oportunidade de crescimento tanto para os alunos, quanto para os professores. “Foi uma experiência bastante interessante. Sem dúvida, o recebimento de alunos internacionais é um diferencial muito grande tanto para os alunos no laboratório que esse aluno estará envolvido, quanto para os professores-orientadores e também para a instituição”, destacou.

Além de Jesús, outros três alunos ainda estão em processo de finalização da dissertação e devem defender seus trabalhos nos meses de março e abril. Verônica Olmos, por exemplo, veio da Bolívia para explorar a área de Química Aplicada e vai defender a dissertação já no próximo mês. Para ela, será a finalização de um período de crescimento e muita dedicação. “Era tudo um sonho e agora está se realizando. Estou finalizando com orgulho e sentimento de dever cumprido”, disse ela.

A realização dessa primeira defesa dos alunos do Gcub marca um momento importante para a universidade. Mostra que, cada vez mais, a Unicentro está se consolidando e se destacando em cenários nacionais e internacionais, por meio do avanço nas pesquisas e no desenvolvimento científico. “Esses alunos formados pelo nosso programa poderão retornar aos seus países de origem com uma formação de qualidade. Isso mostra que a Unicentro tem capacidade e potencial para trabalhar com alunos internacionais”, destacou o diretor de Pós-Graduação, Ricardo Myiahara.