Unicentro realiza aula inaugural do Programa Residência em Clínica Médica

O residente Valmor Giavarina recebe as boas vindas do reitor da Unicentro, Aldo Bona.

Um momento histórico, assim foi tratada a cerimônia de recepção e aula inaugural do Programa de Residência Médica em Clínica Médica, realizada na manhã desta terça-feira (1º), na Sala dos Conselhos do campus Santa Cruz, em Guarapuava. Participaram do encontro membros da reitoria e diretores da universidade, além do corpo de médicos que serão docente no programa e um residente.

Com duração de dois anos e com características de pós-graduacao lato sensu, sob forma de treinamento em serviço, o programa abriu cinco vagas e teve 37 inscritos ao todo. Para os próximos dias são esperados que mais dois candidatos assumam as vagas para dar início ao curso já na próxima semana.

O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, classificou a concretização do programa como algo histórico e dividiu a conquista em duas partes, a real e a simbólica, para a Unicentro e toda a região. “A importância real é o fato de podermos dar mais um passo no rumo da consolidação da área da saúde na universidade, na medida em que possa também atingir a oferta de cursos como o de medicina ou de odontologia, que são projeções de futuro da universidade, é um passo nessa direção. O passo simbólico é o fato de que significa algo inédito, isso simboliza a possibilidade de dar mais vida a todo atendimento de saúde na região, fazendo com que assim as estruturas melhorem, significa o início de novos tempos”.

O coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) da Unicentro, David Livingstone Alves Figueiredo, destacou que a residência em Clínica Médica é a especialidade a partir da qual se diferenciaram todas as outras áreas clínicas e é essencial para graduados em medicina. “É a porta de acesso, são dois anos para depois você fazer a especialidade clínica, seja infectologia, pneumologia, cardiologia, enfim, todas elas. E, sem dúvida nenhuma, há uma deficiência de vagas no país como um todo, então a gente começa a ser foco de atenção também”, afirmou.

Com quase 90% do ensino na prática, os residentes atuarão nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital São Vicente de Paulo, além de um ambulatório que será organizado no campus Cedeteg, para atender a comunidade acadêmica. “A gente vai ter um espaço físico que o aluno vai atender, com os médicos, inicialmente a comunidade acadêmica: funcionários, professores e alunos. Depois a gente pensa em abrir como um posto de saúde para a região toda, dentro do campus Cedeteg, que vai propiciar também o ensino multidisciplinar da saúde para as outras áreas”, disse David.

Natural de Apucarana e o primeiro a assumir a vaga de residente no curso, Valmor Issii Giavarina, recebeu as boas vindas de todos e destacou que entre os fatores que levou a escolher a Unicentro está justamente o fato de que o curso está sendo implantando agora, possibilitando um maior aprendizado. “Eu escolhi a Unicentro devido a conhecer alguns colegas médicos e já saber da competência deles, da dedicação deles, e, conversando com eles, eu percebi que vai ser um momento de aprendizado muito importante como colega médico mesmo, não como residente”, declarou o primeiro residente do programa.