Obras do Centro Cultural Denise Stoklos poderão ser retomadas

Finalização do prédio depende de readequação do projeto

Obra do centro cultural foi iniciada em 2007.

O secretário estadual de Cultura, João Luiz Fiani visitou nesta quinta-feira (25), as obras do Centro Cultural Denise Stoklos, em Irati. Acompanhado de representantes do Governo do Estado, Unicentro, Prefeitura de Irati e integrantes da sociedade, Fiani apresentou como proposta para uma possível retomada das obras que o projeto seja readequado.

Segundo o secretário, o governador Beto Richa está muito interessado que as obras sejam retomadas, porém, se faz necessária uma revisão no projeto para diminuir as dimensões do Centro Cultural, reduzindo assim, também o custo. “É um espaço muito grande e muito caro para o momento que o Brasil vive. Neste sentido, pedi que se faça uma adequação da obra para tentar diminuir um pouco este investimento, assim, para que realmente possa sair do papel e desta parte estrutural e funcionar efetivamente. Como ator e diretor de teatro, sou o maior interessado que esse espaço comece a funcionar o mais rápido possível”, acrescenta Fiani.

A obra foi iniciada em 2007, e está paralisada há mais de cinco anos. O projeto inicial contemplava uma área construída de aproximadamente cinco mil metros quadrados. Hoje, vários setores da sociedade, além da Unicentro, lutam para que a obra seja retomada. O diretor do campus Irati, Afonso Figueiredo Filho acompanhou a visita e lembra da importância de manter as características do projeto inicial.

“Uma obra que é muito importante para a cidade e para a região. Ela está parada já há algum tempo, mas acredito que há a possibilidade de retomar a obra mesmo reformulando o projeto. É fundamental que essa reformulação não traga prejuízos para a estrutura planejada inicialmente”, observa o diretor.

O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona ressalta a importância do interesse do Governo do Estado em programar dentro das possibilidades a continuidade da execução da obra. Segundo Aldo, o secretário Fiani afirmou que a intenção é que ela seja retomada ainda neste ano.

“Para nós esse é um momento importante, uma vez que no orçamento deste ano, o Governo do Estado reservou recursos para investimentos que não estão ainda totalmente programados. A visita do secretário aqui nos reanima no sentido de que eventualmente os recursos para conclusão dessa obra podem ser inseridos dentro das prioridades dos investimentos programados pelo Governo para este ano”, destaca Aldo.

Para o reitor, qualquer mudança que seja feita no projeto original necessita da devida análise, com critérios técnicos para não descaracterizar plenamente o projeto inicial, e também, avaliar a relação custo-benefício das alterações a serem feitas. A avaliação técnica será feita por equipes de engenharia e arquitetura, e a universidade participará nas mediações políticas necessárias para que a retomada das obras se concretize com a maior brevidade possível.

O secretário estadual de Cultura, João Luiz Fiani; o prefeito de Irati, Odilon Rogério Burgath, e o reitor da Unicentro, Aldo Bona, visitaram a obra.

Aldo explica que quando a universidade ganhou a obra e o terreno, com a finalidade de gerenciar a sua construção foi firmado um convênio com a Paraná Edificações (Pred), que é vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística, com o objetivo de que a Pred executasse a obra, uma vez que a universidade não dispõe de corpo técnico especializado para o acompanhamento necessário.

“O prazo desse convênio já venceu, mas de todo modo nós temos os caminhos para reestabelecê-lo na medida em que se defina que a obra vai ter continuidade. A responsabilidade pela execução e pelo acompanhamento da obra é da Paraná Edificações, estrutura do Governo do Estado”, afirma o reitor da Unicentro.