Brinquedoteca da Unicentro retoma atividades

Fechada há cerca de quatro meses para reformas, a Brinquedoteca da Unicentro retornou esta semana com suas atividades. De outubro do ano passado até fevereiro deste ano, o local passou por um processo de reestruturação, recebeu novas pinturas nas paredes, reajustes na estrutura física, além de estar sob nova direção.

O espaço é destinado a crianças de dois a sete anos, com a finalidade de propiciar um ambiente de brincadeiras e diversão. O laboratório, também chamado de Labrinquei, é uma iniciativa do Departamento de Pedagogia da Unicentro e procura atrelar os três eixos de inserção da Universidade: ensino, pesquisa, e extensão, além de beneficiar os CMEIs de educação infantil da cidade e os acadêmicos de pedagogia, que encontram uma oportunidade de estar perto das crianças, e assim, desenvolver suas práticas pedagógicas aprendidas em sala de aula.

São atendidas crianças de dois a sete anos, sempre acompanhadas de um irmão ou responsável de até doze anos de idade. As crianças não podem ficar sozinhas no estabelecimento e não devem ultrapassar o período de duas horas no local. Uma das coordenadoras do projeto, professora Sabrina Plá Sandini, explica a necessidade do acompanhamento com os pequenos. “Nós sempre pedimos que se a criança for menor de sete anos, venha acompanhada de um irmão/irmã de até doze anos, pois a criança pode sentir vontade de fazer suas necessidades ou mesmo pode se machucar com algum brinquedo e, por isso, é importante que haja alguém responsável por ela no recinto”, declara.

O número máximo de atendidos pela brinquedoteca é de 20 crianças, pois só dispõem de um estagiário de pedagogia para auxiliar os pequenos. O chefe de departamento de pedagogia da Unicentro Ademir Nunes Gonçalves, explica que a brinquedoteca não é uma creche temporária. “Não fazemos aqui depósitos de crianças, este é um espaço lúdico pedagógico, onde são desenvolvidas atividades para colaborar na vivência dos alunos e professores com as crianças. Buscamos alimentar o desenvolvimento psicológico e sócio-emocional das crianças com o Labrinquei”, conta o professor.

Como parte das novidades de 2016, o professor também destacou a inovação de um espaço de leituras, que foi garantido graças a doação de uma sala ao lado do departamento de pedagogia. “Isso ainda está em construção e amadurecimento. Em breve teremos mais notícias”, diz Gonçalves.

A brinquedoteca está aceitando doações de livros para a construção deste espaço de leitura. Se você tem interesse em doar livros ou brinquedos, pode trazer até o departamento de pedagogia da Unicentro, no campus Santa Cruz.

Para participar do Labrinquei é necessário preencher um cadastro no departamento de pedagogia, e agendar sua visita dentro dos horários de atendimentos, de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17H30.

Restrições nos atendimentos e agendamentos:
Segundas, terças, e quintas –feiras: Escolas Municipais e CMEIs;
Quartas e sextas-feiras: filhos dos funcionários da Unicentro;
Podem acontecer exceções para os dias em que há grande fluxo de atendimentos no Neddij.
Para mais informações sobre como se cadastrar entre em contato pelo telefone: (42) 3621-1057.