Unicentro reforça relações com universidades argentinas

O docente da Universidad Nacional de Jujuy lecionou em cursos de graduação e pós-graduação da Unicentro.

Duas visitas latinas movimentaram a Unicentro nos últimos 15 dias, com as presenças do professor Marcelo Brunet e da secretária executiva Laura Gamez Tomé. Na segunda semana de novembro, Brunet lecionou nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Mestrado em Letras, na condição de professor visitante, no âmbito da Red Zicosur Universitário, da qual a Unicentro é signatária. Ele é docente da Universidad Nacional de Jujuy (UNJu) e da Universidad Católica de Santiago del Estero (UCSE), ambas da Argentina. “A estadia de Marcelo foi mais um passo importante no processo de internacionalização da Unicentro, em especial para os dois cursos do Departamento de Comunicação Social, o Decs”, pondera o professor Marcio Fernandes, coordenador, na esfera da Unicentro, das ações da Zicosur. Também no âmbito da Zicosur, a Universidade já havia recebido em outubro a acadêmica Erica Daniela de Los Angeles, que esteve em mobilidade discente nas graduações de História e Jornalismo. Na passagem pela Unicentro, Brunet foi recebido pelo reitor, vice-reitor e diretor do Campus Santa Cruz, professores Aldo Nelson Bona, Osmar Ambrósio de Souza e Ademir Fanfa Ribas, respectivamente.

Já nesta semana, quem veio conhecer a Unicentro foi Laura Tomé, diretora de Relações Internacionais da Universidad Nacional de Chilecito (Undec). Ela teve contatos com dirigentes institucionais e pesquisadores dos Campi Santa Cruz, Cedeteg e Irati, interagindo em áreas como Agronomia, Engenharia de Alimentos, Farmácia, Engenharia Ambiental, dentre outras. Na sexta-feira passada, 13, em Londrina, durante Plenária de Reitores da Zicosur, o reitor Aldo e o reitor da Undec, Norberto Kaminoa, firmaram convênio amplo de cooperação. Uma das primeiras ações decorrentes deste acordo será a visita de dois docentes da Unicentro à Undec no primeiro semestre de 2016 – Fábio Ruela (História, Campus Santa Cruz) e Renato Botelho (Agronomia, Campus Cedeteg).

As passagens de Brunet e Laura configuraram a terceira interação da Unicentro com instituições argentinas em menos de um mês. No começo de novembro, nove alunos (oito de Comunicação Social e uma de Mestrado em Letras) fizeram mobilidade discente de curta duração na Universidad Nacional de Misiones (Unam), graças também a recursos de um projeto coordenado pelos professores Ariane Carla Pereira e Marcio Fernandes (ambos do Decs), com financiamento da Fundação Araucária. No mesmo período, o vice-reitor Osmar liderou uma comitiva à Unam, que incluiu Marcio e a diretora de Educação a Distância (EaD) da instituição, professora Maria Aparecida Crissi Knüppel. Todos foram recebidos pelo reitor da Unam, Javier Gortari, dentre outras lideranças da instituição argentina.