Última semana de inscrições para a Siepe

A quarta edição da Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, a Siepe, será realizada no período de 26 a 30 de outubro, em todos os campi da Unicentro. O evento é fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e também a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). A Siepe é um espaço dedicado à apresentação de trabalhos de iniciação científica, pesquisa, extensão e de resultados de projetos de ensino. Além de contar com palestras, mesas redondas e oficinas.

A acadêmica de Jornalismo, Priscila Schran, vai participar do evento pela segunda vez, apresentando sua pesquisa de iniciação científica, ela ressalta a possibilidade de diálogo entre os pesquisadores, proporcionada pela Siepe. “Eu acredito que esse espaço da Siepe é importante no sentido de que a gente acaba em contato com os pesquisadores da Unicentro. Cada um no seu curso produz um artigo, uma pesquisa, bem relevante, e a gente não fica sabendo. E é na Siepe que a gente acaba conversando com os pesquisadores, conhecendo quais são as linhas de pesquisa, os objetos de pesquisa, as teorias que eles usam e como que isso tem contribuído para o avanço da pesquisa na Unicentro”, explica.

Conforme o coordenador das atividades da Pró-Reitoria de Ensino na Siepe, professor Jó Klanovicz, esse ano serão agregadas a programação três eventos que eram organizados de maneira independente: o Fórum de Licenciaturas, um seminário dos 8 grupos PET (Programa de Educação Tutorial) da instituição e as atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid). Além disso, a Proen organizou atividades relacionadas à mobilidade internacional, oficinas do programa de inclusão de acessibilidade da universidade e uma rodada de palestras sobre direitos humanos.

O professor também comenta os resultados esperados para essa semana de integração. “É a possibilidade de você intercambiar experiências de ensino, ao mesmo tempo em que trabalhos de pesquisa de extensão são apresentados numa mesma mesa, num mesmo espaço, isso vem ao encontro justamente dos processos de mudança na educação superior, que todos nós almejamos, como política institucional da Pró-Reitoria de Ensino, bem como vem reforçar o debate, a reflexão sobre as tendências educativas e os problemas do ensino superior dentro da instituição, com base na experiência de outros eixos que são fundamentais também na formação dos próprios estudantes”, conta.

A coordenadora da Propesp, Katielle Rosalva Voncik Córdava, destaca o apoio da Unicentro para a pesquisa científica e a importância do envolvimento dos alunos que visam a área acadêmica. “Aqui nós temos vários programas de iniciação científica, de iniciação e desenvolvimento tecnológico, inovação e ic júnior, todas através de parcerias com as agências de fomento, com o CNPq e a Fundação Araucária. É muito importante para os acadêmicos essa iniciação na pesquisa para aprender a desenvolver, para aprender a fazer pesquisa, para aprender como disseminar os resultados. E isso é o ponta pé inicial pra sua carreira acadêmica, para depois de formado ele fazer um mestrado, um doutorado”, ressalta.

As inscrições para apresentador seguem até o dia 15 de setembro e para os ouvintes até 15 de outubro. Para conferir os modelos de submissão de trabalhos e a programação completa da Siepe, acesse o site eventos.unicentro.br/siepe2015