Unicentro dá início aos procedimentos para regulamentar Fazenda Escola

No início do mês passado, a Unicentro e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) assinaram um termo de cessão que vai possibilitar a instalação de uma Fazenda Escola da universidade em áreas do Iapar. O espaço será usado por alunos e professores dos cursos de Ciências Agrárias e Ambientais da Unicentro para o desenvolvimento de novas práticas de ensino e pesquisa.

Com o termo de cessão já assinado pelas entidades, uma série de ações devem ocorrer. De acordo com o diretor do campus Cedeteg, Juliano Tadeu Vilela de Resende, professores dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Unicentro irão elaborar um regimento que estabelece as estratégias de ocupação da área. “O regulamento será levado para a reunião do Conselho Administrativo do Campus (CadCam) do mês de setembro, para avaliação e deliberação. Nesse documento estão as normas de uso de acordo com as exigências e necessidades da Unicentro e também do Iapar”, explica.

O regulamento também deve estabelecer um cronograma de execução de atividades. O objetivo é estruturar o espaço da melhor forma possível, por isso, uma das primeiras providências a serem tomadas é melhorar as vias de acesso à área, que fica às margens da BR-277. Em seguida, será necessário fixar uma residência no local e destinar um funcionário responsável pela manutenção do espaço. Todo esse processo de estruturação da Fazenda Escola deve levar um certo tempo até ser concluído, mas à medida que as principais necessidades forem supridas, o espaço já pode começar a ser usado.

Atualmente, todas as atividades são realizadas em áreas experimentais no próprio campus Cedeteg e em algumas propriedades da região. Com o novo espaço, será possível ampliar a área de pesquisa, já que o terreno cedido conta com 30 hectares. “Temos o campo experimental, a leiteria e o confinamento, mas aqui no campus não temos a possibilidade de expandir para outras unidades pedagógicas, como avicultura e suinocultura, que seriam estruturas essenciais pra formação de acadêmicos”, conta Juliano.

Com essa nova estrutura, a implantação de um novo curso na área de ciências agrárias também se torna possível. “Futuramente queremos trazer o curso de Zootecnia para a nossa universidade e a Fazenda Escola veio a contribuir muito para que isso se torne uma possibilidade concreta”, destaca Juliano. Ele ainda ressalta que um espaço maior e melhor equipado para o desenvolvimento de pesquisas será importante não só para os alunos e professores, mas para toda a região. “O impacto é no sentido de gerar tecnologias apropriadas conforme a demanda da nossa região. A partir do momento que você tem a fazenda, com possibilidade de expansão, você consegue fazer pesquisas que venham atender a sociedade, principalmente os agricultores”, afirma.