Fuca abre período de inscrições nessa segunda-feira

O período de inscrições para concorrer no 5º Festival Universitário da Canção (Fuca) deste ano inicia hoje. A partir desta segunda-feira (13), membros do meio acadêmico e também da comunidade em geral podem registrar-se no site da Unicentro, realizadora do evento, para participarem do festival mostrando seu talento.

De acordo com o coordenador de Comunicação Social e organizador do Fuca, Danny Jessé Nascimento, essa é uma oportunidade para quem não está inserido no mercado musical, mas mesmo assim tem dom para a música. “Um dos pontos-chave da universidade, pela parte de extensão, é trazer a sociedade para dentro dela para participar e viver a cultura”, comenta.

Cartaz_fuca_2015

Clique na imagem para se inscrever!

A estudante de Publicidade e Propaganda, Vanessa Barbosa, que se apresentou na edição passada, vê no Fuca uma oportunidade de fazer o que gosta e ganhar experiência e incentivo para o mundo da música. “Para mim foi uma experiência importante porque eu nunca tinha cantado em público. Eu estou estudando técnica vocal há um ano e, de lá para cá, percebo bastante diferença, estou muito mais segura, já me apresentei em público mais vezes, então quem sabe esse ano eu consiga passar pelo menos para a fase final”, conta.

O Festival é dividido entre as categorias de Interpretação e Composição, a primeira voltada apenas para o público universitário, seja aluno da Unicentro ou de outra instituição, e a segunda, para o público em geral. Os vencedores de Interpretação do ano passado, a dupla Dynei e Alex, acreditam que o Fuca é um incentivo aos músicos locais. “O Festival é um dos principais da região e ter ganhado um destaque dentro dele foi um dos ápices da nossa carreira até agora”, conta Alex de Lima, integrante da dupla.

Para concorrer, o inscrito deve enviar um áudio cantando a música que pretende apresentar no Fuca até o dia 28 de agosto. Serão selecionados 20 candidatos de cada categoria em uma etapa eliminatória que define quem se apresenta nos dias de festival, que está programado para acontecer nos dias 7, 8 e 9 de outubro, no auditório Francisco Contini do campus Santa Cruz, em Guarapuava.

Os cinco primeiros colocados de cada categoria recebem troféus e os três primeiros, prêmios de R$ 2000, R$ 1000 e R$ 500. Para consultar o regulamento e se inscrever, acesse o site do Fuca: sites.unicentro.br/fuca.