Museu de Ciências Naturais passa por revitalização

Museu de Ciências Naturais passa por revitalização

Na última quarta-feira, representantes da Unicentro e da Secretaria de Meio Ambiente visitaram as obras de revitalização do Museu de Ciências Naturais, no Parque das Araucárias. Na visita estavam membros da Reitoria da Unicentro e da Direção do Campus Cedeteg, além do diretor do museu, Mauricio Camargo Filho, e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Celso Araujo.

O museu permaneceu em atividade durante 15 anos. O acervo contava com coleções raras de paleontologia, geologia e zoologia. Palestras e cursos sobre taxidermia e animais peçonhentos também faziam parte das atividades oferecidas. Mas em 2012, o museu precisou ser desativado devido à necessidade de mais segurança para as peças. A Unicentro é responsável pela conservação do acervo do museu, que é resultado de uma parceria com a Fundação Bigarela. “As instalações em que ele se encontrava abrigado não eram adequadas. Na perspectiva de preservar o acervo, a universidade entendeu por bem desativar o museu na forma em que se encontrava”, explica o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona.

Para voltar a abrigar o acervo e receber visitantes, o prédio precisou passar por uma revitalização. As reformas iniciaram no ano passado e devem estar prontas até o final de julho. A primeira fase custou cerca de R$ 500 mil. A obra já era planejada desde que o início da atual gestão do município, por isso, a prefeitura assumiu integralmente as custas, por meio de recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. “Sem essa parceria com a Prefeitura Municipal de Gurapuava, não poderíamos retomar esta atividade do museu que foi durante um longo tempo um atrativo bastante importante para a região, considerando o número de visitações”, destaca o reitor.

O Museu de Ciências Naturais deve voltar a funcionar ainda no final deste ano. De cordo com o diretor do campus Cedeteg, retomar as atividades vai possibilitar que mais visitantes tenham acesso às obras. “Além disso, teremos novamente um vasto campo de pesquisa e trabalho para os acadêmicos, principalmente dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia e Medicina Veterinária da Unicentro”, acrescenta Juliano.

Deixe um comentário