Grupo de docentes apresenta versão de estudo sobre a autonomia das IEES

A situação em torno dos problemas enfrentados pela Educação no Paraná, a greve dos docentes e servidores estaduais e o corte de gastos nas universidades levaram à retomada na discussão da autonomia das universidades estaduais do Paraná. Tendo isso em vista, um grupo de professores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM) elaborou uma versão de estudo para um modelo de autonomia que contempla as sete Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná (IEES).

Analisando a importância do Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná no desenvolvimento econômico, social e cultural, principalmente no interior do estado, a pesquisa apresenta uma alternativa frente ao modelo de gestão financeira que sempre, de diversas maneiras, se centralizou na gestão estadual, conforme os governos que assumiam. O modelo adotado atualmente, segundo o estudo, inviabiliza a realização de um planejamento institucional de médio e longo prazo.

O modelo descreve sobre a autonomia de pesquisa, ensino, administrativa e de gestão financeira e, além disso, prevê os recursos necessários para o pagamento de professores e agentes universitários, assim como para investimentos e assistência estudantil. Para apresentar as bases dos indicadores financeiros para a formulação da autonomia administrativa e financeira, o grupo formado por Osmar Ambrósio de Souza (Unicentro), Aroldo Messias de Melo Junior (Unicentro), Décio Sperandio (UEM) e Ademir Massahiro Moribe (UEM), levou em consideração a evolução histórica dos repasses, utilizando como base de cálculo a receita tributária líquida do Estado do Paraná.

O estudo está disponível no site da Unicentro, para acessá-lo clique aqui.