Unicentro entre as melhores universidades do Brasil, segundo o MEC

Reitor Aldo Nelson Bona, destaca a qualidade do trabalho desenvolvido na Unicentro.

Reitor Aldo Nelson Bona destaca a qualidade do trabalho desenvolvido na Unicentro.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) está entre as melhores instituições de ensino superior (IES) do Brasil. A avaliação é do MEC (Ministério da Educação), através do Índice Geral de Cursos (IGC), que é o principal indicador de qualidade das instituições de ensino superior do país.

Segundo o IGC 2013, a Unicentro ocupa a 33ª colocação, entre 228 universidades avaliadas. É a sétima colocada dentre as 45 instituições filiadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

“Estamos à frente de grandes universidades, não só do Estado mas também do Brasil. Isso demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido por nossos professores, servidores e acadêmicos nas atividades de ensino, nas ações de extensão e no desenvolvimento de projetos de pesquisa e de inovação tecnológica, evidenciando, mais uma vez, que estamos no rumo certo”, avalia o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona.

Para o vice-reitor, Osmar Ambrósio de Souza, o resultado é fruto da dedicação de docentes, alunos e agentes universitários. “Não podemos esquecer que esse resultado é também um reconhecimento aos professores, que, pela dedicação, têm promovido a verticalização da Universidade e também a captação de recursos para ensino e pesquisa; aos alunos de graduação e pós-graduação, que se empenharam no Enade e têm avançado em produções acadêmicas e científicas; e aos agentes universitários, que promovem o andamento e acompanhamento dos projetos da nossa instituição”, declarou.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO – De acordo com o processo avaliativo, para ser considerada de excelência, uma IES precisa atingir as faixas 4 e 5, em uma escala que varia entre 1 e 5.

Para definir as faixas, o IGC leva em conta a situação dos cursos de graduação – por meio da média dos últimos resultados disponíveis do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) das licenciaturas e bacharelados da instituição avaliados no ano do cálculo e nos dois anteriores, que é ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados – e, também, a nota Capes, que mede o desempenho na pós-graduação (mestrado e doutorado).

O Índice Geral de Cursos 2013 coloca a Unicentro como a 33ª instituição em nível nacional, a quinta melhor universidade paranaense e a terceira entre as estaduais, ficando atrás apenas das seguintes universidades: Estadual de Londrina (UEL), Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Federal do Paraná (UFPR).