Unicentro aprova onze novos projetos pelo Universidade Sem Fronteiras

O programa estadual de apoio à extensão universitária, o Universidade Sem Fronteiras, divulgou a lista dos projetos aprovados em todas as instituições de ensino superior públicas do Paraná. A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) encaminhou ao programa 34 propostas de ações extensionistas para os três campi universitários. Dessas, 11 receberam resposta positiva do programa e agora devem iniciar ações nos campi de Guarapuava, com sete novos projetos e, em Irati, com quatro deles.

O Universidade Sem Fronteiras prevê ações de extensão em cinco grandes áreas: incubadoras dos direitos sociais, apoio as licenciaturas, apoio a saúde, diálogos culturais e agricultura familiar e agroecologia. Na Unicentro, as propostas atenderam aos temas e, em breve, devem estar mais próximas das comunidades, desenvolvendo seus projetos. É o caso da ideia de Eduardo Yuje, professor do Departamento de Comunicação Social. Dentro da área de Diálogos Culturais, o professor elaborou o projeto Morro Alto vai ao cinema, que visa trabalhar especificamente nesse bairro de Guarapuava e promover nele, transformações locais. “A ideia geral do projeto é oferecer oficinas, capacitar pessoas daquela região para que elas possam produzir obras audiovisuais, onde nesse caso especifico, seriam filmes de ficção ou documentários. Queremos que, por meio desse recurso eles produzam imagens deles mesmos”, explicou Eduardo.

Para o professor, os projetos extensionistas são as melhores formas para a universidade chegar a locais de grande necessidade social. “Eu acredito que é fundamental a ação da universidade na melhoria, na recuperação, tanto da autoestima, quanto da infraestrutura urbana nesses locais. Quando a universidade vem para determinado local, ela traz não só uma mão de obra capacitada, ela acaba por meio desses projetos, buscando melhorias nas condições sócio- culturais dessa cidade também”, avaliou.

Rosângela Abreu do Prado Wolf também foi contemplada com a aprovação do projeto Atendimento pedagógico a escolares afastados da escola para tratamento de saúde em hospitais. Voltado à área de apoio á saúde, suas atividades já são realizadas há 11 anos, como um projeto institucional. Agora com os recursos que vai receber do programa, conseguirá trazer mais bolsistas e novos materiais para suas ações. “Materiais como notebooks, projetor multimídia, que a gente emprestava da universidade para trabalhar nas atividades, vamos conseguir incrementar ao projeto”, declarou Rosângela.