Unicentro adere ao Sisu

Metade das vagas ofertadas pela Unicentro serão disponibilizadas pelo Sisu.

A partir do próximo ano, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) passa a integrar o Sistema de Seleção Unificado, método informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) pelo qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Metade das vagas ofertadas pela Unicentro serão disponibilizadas pelo sistema.

A decisão tomada pelo Conselho Universitário da instituição, de inserir em seus processos o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), faz com que o processo de admissão de alunos seja mais amplo, além da captação de recursos junto ao governo federal para o estabelecimento de uma política de assistência estudantil, como revela o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona. “Há um conjunto de fatores implicados nisso, a própria questão do acesso a universidade, a própria questão da universidade conseguir com isso implementar ações de assistência estudantil e a questão de dinamizar e tornar mas acessível ao país como um todo as vagas na universidade, quiçá desta forma ampliando também a procura pela instituição”, disse o reitor.

A entrada na universidade via Sisu começa a valer a partir do ano letivo de 2015. Com isso, 50% das vagas serão preenchidas por alunos participantes do Sistema de Seleção Unificado. A outra metade será divida entre os aprovados nos concursos vestibulares (40%) e os participantes do Programa de Avaliação Continuada (10%).

Com a adoção do sistema, muda também a aplicação das cotas sociais na universidade, que passam a fazer parte das vagas reservadas ao Sisu. Para concorrer é preciso ter cursado integralmente o ensino médio em instituição pública; não possuir curso superior ou estar cursando, ter cursado ou, ainda, estar com matrícula trancada em curso superior. “Pelo Sisu o sistema de cotas vai ser um pouco diferente do vestibular. Nos vestibulares eram duas chances que o candidato tinha, ele concorria nas duas listas. No Sisu não pode, tem que optar ou pela concorrência ampla ou pelo sistema de cotas”, explica coordenadora de Processos Seletivos, Maria Aparecida Mores Pinto.

Para se candidatar a uma vaga, o aluno deve ter feito o Enem em 2014. A Unicentro participará somente da primeira seleção de 2015. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet, no site do Sisu.