Professor da Unicentro participa de congresso na França

Marcus Peikriszwili Tartaruga durante a aprestação de seu estudo no evento.

De 25 a 27 de setembro o professor do Departamento de Educação Física da Unicentro, Marcus Peikriszwili Tartaruga, participou do 7º Congresso da Sociedade Francesa de Medicina do Esporte, realizado em Paris, em conjunto com a Sociedade Francesa de Traumatologia Esportiva.

O congresso contou com mais de 100 apresentações (orais e pôsteres), além de palestras e curso ministrados por profissionais reconhecidos da área médica-esportiva, de fisioterapia, nutricional e de educação física. Durante o evento, Marcus apresentou um trabalho desenvolvido no Laboratório de Biomecânica da Unicentro, do qual é coordenador, intitulado “Métodos de determinação da máxima pronação subtalar em corrida submáxima em diferentes inclinações”, realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Université de Toulon-Var (França). Segundo o professor, a pesquisa trata-se de um estudo que teve por objetivo investigar o comportamento da articulação subtalar (localizada no pé) em diferentes inclinações, através da utilização de dois modelos biomecânicos. A movimentação da referida articulação tem sido bastante relacionada a lesões no quadril, joelho e pé.

Na semana seguinte, ainda na França, Marcus realizou duas visitas laboratoriais e institucionais com o objetivo de estreitar laços acadêmicos científicos entre laboratórios e, principalmente, formalizar a proposta de dois convênios de ampla cooperação entre a Unicentro e duas das principais universidades francesas: Université de Nice Sophia Antipolis (UNSA) e Université de Toulon Var. Como resultado, existe a perceptiva de que, nos próximos meses, os convênios sejam viabilizados, possibilitando atividades de ensino, pesquisa e extensão em conjunto, nos âmbitos da graduação e pós-graduação.