Unicentro adere à campanha “Outubro Rosa”
Nesta quinta-feira (09), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) iniciou as ações de apoio à campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama. No campus Santa Cruz, em Guarapuava, professores e alunos da instituição entregaram laços cor de rosa e houve apresentação do Coral da Unicentro.
Para o professor Aldo Nelson Bona, as instituições de ensino superior devem participar de ações que melhorem a vida das pessoas. “Durante o mês de outubro, o Ministério da Saúde incentiva a realização de ações que conscientizem sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e a Unicentro não poderia ficar isenta nessa campanha. Para isso, promoveremos uma série de ações e convidamos todos a participarem do Outubro Rosa, pela saúde das mulheres da nossa sociedade”, convidou o reitor.
Ações – Como forma de aderir à campanha, neste mês, a Unicentro utilizará a logomarca da campanha em materiais e produtos institucionais; também promoverá mudanças na cor da iluminação das fachadas dos campi e realizará palestras sobre o tema. Também será realizada uma campanha de arrecadação de lenços, coordenada pela professora Raquel Terezinha Rodrigues, que serão doados a pacientes em tratamento.
A Coordenadoria de Comunicação Social da instituição irá preparar materiais sobre o tema. Além de folders que serão entregues, também estão sendo produzidos programetes para veiculação na Rádio Universitária Entre Rios – 99,7 FM (ouça aqui); serão produzidas matérias para TV e site; haverá mudanças no site da universidade (em alusão à campanha) e na página da universidade no facebook, inclusive a rede social também receberá postagens de dicas sobre prevenção e combate ao câncer de mama.
Outubro Rosa – O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.